pastoral urbana

Páginas: 7 (1746 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014

FACULDADE SÃO LUÍS
PASTORAL II – CONJUNTURA ECLESIAL
Rafael Roberto Rodrigues
29\05\2013

RESENHA

COMBLIN, José. Pastoral urbana, o dinamismo na evangelização. 2 ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 1999.

Na obra “Pastoral urbana: o dinamismo na evangelização” o autor, José Comblin diz que é muito cedo para elaborar um tratado de pastoral urbana, mas acredita que todos os elementosdesta pastoral já foram descobertos, já existem, já estão agindo com eficácia e em diversas cidades do mundo. Para ele, o sentimento de não existência desta pastoral por parte de muitos agentes se deve ao fato de não estarem reunidos na mesma cidade. Mas elas existem e, por isso mesmo o autor apresenta algumas condições para que ela aconteça plenamente.
Ele acredita que é necessário que haja umamudança de mentalidade nos agentes que vem do campo para a cidade a fim de aprender a viver na cidade e conhecê-la, pois esta está sempre em mudança e a pastoral tem o dever de acompanhar estas mudanças. Para ele, assim como o planejamento na política que está em crise os órgãos de planejamento da Igreja também não estão mostrando muita eficácia. Por isso, é necessária uma pastoral de conjunto paradefinir metas e acompanhar e acompanhar todos os grupos.
No primeiro capítulo desta obra, pode-se perceber a diferença entre a vida campestre e a urbana. Um exemplo é o referente à religião: no campo todos eram religiosos, uns mais outros menos, mas eram, mas na cidade não se vê mais a transmissão da religião de pais para filhos. No campo a s pessoas se sentem vigiadas, então, por isso elasprocuram as cidades grandes em busca de liberdade. O autor caracteriza a cidade como um grande mercado de religiões, onde a Igreja católica precisa conquistar seus membros. Enquanto o mundo rural é parado, a cidade é dinâmica, está sempre mudando, aderindo a novidades para mostrar autonomia e independência e, da mesma forma exigem que a Igreja também seja dinâmica, exigindo novidades. Na grande cidadeas famílias são substituídas pelos pequenos grupos e as comunidades eclesiais de base fazem muito bem esse papel. Outra característica são as associações que constituem o tecido da sociedade civil.
No segundo capítulo, Comblin, oferece um esquema que ajuda a identificar os elementos que compõe uma cidade, pois ele acredita que a maioria dos católicos não a conhece. O esquema compõe de elementoscomo a geografia da cidade, as entidades sociais, que estão vinculadas aos postos de saúde, aos meios de comunicação, aos movimentos sociais, as entidades culturais e as entidades de lazer; as empresas, onde ele vai dizer que a presença na economia é mínima, a política e própria religião, onde o catolicismo já não é mais monopólio. E questiona: qual é a presença cristã em tudo isso?
O terceirocapítulo trata da evangelização. Estas exigem algumas orientações específicas no ambiente da cidade. A primeira é a ambientação, isto é tornar presente uma figura diferente da que estão acostumados a terem da Igreja (medo, tristeza, pecado) mostrar uma Igreja livre e alegre. Nos lugares em que não tem capelas, muito mais que elas, é importante que ajam pessoas missionarias que buscam o contato comas
demais. Também a evangelização consiste em formar ambientes simpáticos e agradáveis.
Exige-se a revivescência dos sinais, símbolos e ritos, próprios da religião do campo a fim de os filhos não abandonem a prática religiosa. Exige-se a inspiração a conversão por parte dos movimentos religiosos. Esta conversão acontece quando a pessoa está numa situação emocional forte. Exige-se aevangelização em todos os setores da vida social. Por serem bem complexos, esses setores podem ser evangelizados por meio do testemunho e pelas palavras dos cristãos. Exige-se um anúncio de Evangelho como verdadeiramente boa nova na vida de todos até daqueles que não o veem como tal.
No quarto capítulo trata-se dos grupos dos convertidos. Ele divide os grupos entre tradicionais, simpatizantes e juvenis....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pastoral Urbana
  • Pastoral Urbana
  • pastoral urbana
  • Pastoral Urbana
  • Pastoral Urbana
  • Pastoral urbana
  • Pastoral Urbana
  • Pastoral urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!