Pastelaria Hiroto e Mitiko

540 palavras 3 páginas
PASTELARIA HIROTO E MITIKO

Hiroto era um imigrante japonês, que vive no Brasil a 28 anos, após trabalhar cinco anos no plantio de café no Vale do Paraíba, veio para São Paulo e na década de 80, após atuar em várias atividades, conseguiu abrir no bairro da Vila Mariana, uma pastelaria.
De início era só ele e a esposa Mitiko que tomavam conta do negócio, ele cuidando do atendimento e sua esposa fazendo o pastel que era um dos melhores da região.
Hiroto era muito simpático e visava um bom atendimento e satisfação de seus clientes, Mitiko além de ser ótima cozinheira também era criativa e criava vários sabores e combinações de recheio, sempre preocupada a seguir o gosto do cliente, isso fez com que a fama da pastelaria se espalhasse e logo foi necessário contratar funcionários e reformar a pastelaria, e para comemorar os clientes mais próximos foram chamados para uma festa.
Como a pastelaria fazia muito sucesso o retorno financeiro também foi agradável e proporcionou a realização do sonho do casal que era mandar o filho para estudar fora.
Após cinco anos o filho retornou e convenceu o casal a se aposentar, alegando que com seus conhecimentos poderia cuidar sozinho do negócio. Tinha como estratégia ampliar ainda mais a pastelaria e criar novos pontos.
Como queria produzir e vender mais, cortou os benefícios que seus pais haviam implantado como a entrega diferenciada para clientes assíduos e eliminar as várias opções de recheio, com isso ele calculava aumento de produtividade de 40%.
Tudo isso fez com que os clientes antigos ficassem insatisfeitos, porém ele não se preocupava com isso e pensava em alcançar uma nova freguesia e investiu todo o seu dinheiro em propaganda.
Mesmo com os folhetos e anúncios nos jornais os novos clientes não chegavam e o filho do casal se viu obrigado a reduzir os preços, após semanas na briga com a concorrência por redução de preços ele não tinha mais como manter a pastelaria e foi necessário procurar um emprego e fechar as

Relacionados