PASTELARIA COMEÇOU COM KOMBI E AGORA LUCRA VENDENDO MASSA E GARAPA PARA FRANQUEADOS

1322 palavras 6 páginas
NEOLIBERALISMO E A GLOBALIZAÇÃO
Trabalho em Grupo – TG, 2º Bimestre do curso de Administração apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

POLO RIBEIRÃO PRETO (SP)
2014

CONCLUSÃO:

Assim como a maioria das discussões acerca da política, tanto o Neoliberalismo quanto a Globalização tem seus aspectos positivos e negativos.
Tendo em vista que a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo e extrapola as relações comerciais e financeiras, faz com que as pessoas conheçam aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. A globalização também favorece o barateamento da produção industrial e em consequência traz a tona a necessidade do neoliberalismo.
Por outro lado, a humanidade torna-se padronizada acarretando prejuízo na diversidade da natureza e do homem. O mundo é, então, a globalização da produção, dos mercados e das culturas que anulam as antigas regionalidades e a identidade cultural das suas civilizações. Não se pode negar que a competição desigual no mercado globalizado destrói as empresas nacionais, que não têm recursos para enfrentar essas grandes empresas. O que obteremos é um alto grau de desemprego e a miséria nas populações da periferia do sistema, enquanto os países hegemônicos serão os grandes beneficiários do modelo.
Rodeado de polêmica e defensores veementes, esta prática político-econômica denominada Neoliberalismo é baseada nas ideias dos pensadores monetaristas. Estes começaram a defender a ideia de que o governo já não podia mais manter os pesados investimentos que haviam realizado, pois agora tinham déficits públicos, balanças comerciais negativas e inflação. Defende-se assim, uma redução da ação do Estado na economia, afirmando que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem.
Já os críticos do sistema afirmam que a

Relacionados