pastafarismo

2749 palavras 11 páginas
Pastafarianismo

Pastafarianismo, termo oriundo de um trocadilho entre as expressões pasta (macarrão em inglês) e rastafari (o movimento religioso jamaicano), é uma religião com origem satirica fundada por Bobby Henderson em 2005. Sua fundação deu-se como um protesto contra decisões como a proferida pelo conselho educacional de uma escola na cidade de Dover, Pensilvânia(EUA), de exigir dos professores de ciências o ensino do criacionismo, do design inteligente, como alternativa à teoria da evolução biológica nas aulas de disciplinas científicas correlatas.
Em uma carta aberta enviada ao conselho de educação do Kansas (Open Letter To Kansas School Board ), Henderson diz acreditar em um Criador sobrenatural chamado Monstro de Espaguete Voador (Flying Spaghetti Monster), formado por espaguete e almôndegas, e pede que pastafarianismo seja igualmente ensinado nas aulas de ciências correlatas.
A finalidade desta carta é, primeiro, mostrar que todos os argumentos do conselho de educação para a inclusão criacionismo ou design inteligente nas escolas também servem para a inclusão do ensino do Pastafarianismo. Em segundo, busca mostrar que todos os argumentos do conselho de educação para a não inclusão do pastafarianismo nas escolas também servem para a não inclusão do ensino do criacionismo ou design inteligente. Busca assim mostrar que ambos, o design inteligente e o pastafarianismo, não devem ser apresentados em aulas de ciências.
Devido à sua popularidade e exposição midiática, a Flying Spaghetti Monster é freqüentemente citada por ateus, agnósticos, deístas e outros, como uma versão moderna do Bule de chá de Russell.
Embora a presente religião tenha atrelada às suas origens notório teor satírico, é importante a percepção de que essa constitui uma religião plenamente válida, equiparável a qualquer outra, sendo e devendo ser reconhecida e tratada com tal. Nela encontram-se as mesmas características marcantes e determinantes de qualquer outra religião: um conjunto

Relacionados

  • Pastafarianismo
    3481 palavras | 14 páginas