Pasta

Páginas: 22 (5488 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
O Futuro de uma Ilusão(port)
O futuro de uma ilusão é um texto do médico e fundador da psicanálise Sigmund Freud que discute o papel da religião na civilização moderna. O autor inicia o texto motivado pela pergunta de um colega sobre o sentimento oceânico que a religião lhe oferecia. Com efeito, relaciona a religião a uma ilusão necessária para o ser humano lidar com a dor de viver emcivilização. É um dos principais escritos onde Freud esboça a relação entre os elementos de sua teoria da consciência com uma teoria social, o outro texto é O mal-estar na civilização.

O futuro de uma ilusão(ale) é uma obra publicada de 1927 Sigmund Freud . Ela é considerada sua principal obra sobre a religião considerada como um fenômeno social contemporâneo. Base da religião é para Freud o desamparohumano. Uma reação infantil para isso é o desejo de um pai protetor. Na religião, este desejo é realizado, mas apenas na imaginação, e, neste sentido, a religião é uma ilusão: uma fantasia realização de desejo. O progresso da ciência leva ao reconhecimento da fraqueza humana e, portanto, a um declínio da religião, Freud recebeu este desenvolvimento. Índice Por " cultura "(ou" civilização "), Freudentende tudo, o que distingue a vida humana desde que a dos animais. A cultura consiste em duas áreas:   a partir do conhecimento e habilidades, que serve a dominação da natureza, e das instituições que regem as relações entre as pessoas.

Estas instalações consistem de propostas e forma a proposta do núcleo da cultura, o tabu do incesto e da proibição do homicídio. As proibições culturaisparecem as pessoas que trabalham e renúncia de. Aqui, o motor desligou-se desigualmente distribuído, e a renúncia da maioria está associada com a gratificação de uma minoria. A grande maioria visa, portanto, para destruir a cultura - uma cultura que é tornado possível pelo seu trabalho em suas propriedades, tem apenas uma pequena proporção. Para a cultura, incluindo medidas para impedir que sejadestruído. A cultura é protegido por meio de coerção, por um lado, por outro lado, por meios que as pessoas devem conciliar com a cultura. Estes incluem:     a internalização de proibições (a sua inclusão no super-ego ), a arte (medida em que permite a satisfação vicária), os ideais culturais e religião.

Os ideais culturais se baseiam na narcisista orgulho nas realizações da cultura, pode destaforma de reconciliação é também das classes oprimidas envolvidos: através da identificação com a classe exploradora.

1

Religião tem, em geral, a função do humano com o insulto de seu narcisismo conciliar. Este delito é baseado em desamparo humano, que ocorre em três formas principais. Passar    a impotência do homem com a natureza externa, Na sua impotência contra a doença e a morte, e,finalmente, que se baseia na dificuldade com ele pela cultura ser extorquido.

O adulto interpreta seu desamparo modelado após o da impotência que ele experimentou como uma criança, e como a criança que ele combina seu desamparo com a saudade de um pai protetor. Este anseio pelo pai é a base para a criação dos deuses, os deuses são figuras paternas idealizadas. A religião é uma espécie de neuroseda humanidade - uma neurose obsessiva coletiva . Com o desenvolvimento do conhecimento da natureza, a religião está cada vez mais perdendo a capacidade de conciliar com o poder esmagador das forças naturais e com a doença e a morte, deixou sua função cultural. A tarefa da religião é agora reconciliado com ele, especialmente com as proibições culturais, e este é o fato de que eles são atribuídos auma origem divina. A evidência para a verdade das doutrinas religiosas são escassos. No entanto, essas lições são muito eficazes. Sua eficácia decorre do fato de que são as idéias religiosas de realização de desejo fantasias. Eles se reúnem em uma maneira quase alucinatória, a necessidade de proteção em face do desamparo. A religião é, portanto, não apenas um erro, é uma ilusão, e as idéias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pasta
  • pastas
  • Pasta
  • PASTAS
  • Pasta
  • Minha pasta
  • minha pasta
  • pasta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!