Pasta de estágio em educação especial

Páginas: 9 (2068 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO

Este Relatório teve como objetivo analisar a importância no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino. Mostrar a sociedade, a importância de acolher pessoas com necessidades especiais e conscientizá-los de que as mesmas têm o direito de igualdade.
Encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula,como também, do ambiente como um todo.
Esse estágio se justifica pelo fato de oferecer uma contribuição para melhor entendimento do que venha a ser o processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino, não só para alunos e professores e familiares, mas para toda a comunidade.
Meu objetivo é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão no ensinoregular. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educados, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial. Se não nos acostumarmos nesta nova visão educacional, não conseguiremos romper com velhosparadigmas e fazer a reviravolta que a inclusão propõe.
Sabe-se que para que a inclusão aconteça, é necessária a implantação de equipe no trabalho de gestão escolar, estabelecendo uma parceria de trabalho entre professores, pais e alunos, o trabalho em equipe contribui para melhoria da gestão, pois as tarefas não ficam apenas sob a responsabilidade da direção da escola. A contribuição de todos, écaracterizada como Gestão Democrática.
A construção do presente relatório é importante para a nossa prática como futuros professores de uma escola inclusiva.
Refletiremos sobre o processo educativo na perspectiva da inclusão, como também identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados às necessidades educativas especiais.

2.ANÁLISE DO ESTÁGIO
2.1. PLANEJAMENTO

Osplanejamentos do Centro de Atendimento Educacional Especializado “Alegria de Viver”, mais conhecida como APAE da cidade de Baixo Guandu são realizados semanalmente no período noturno com duração de três horas, com participação do corpo docente da escola de todos os turnos, sendo que a instituição funciona apenas com turno matutino e vespertino, nesses planejamentos chamados, são trabalhados oscurrículos a serem desenvolvidos e também são expostos possíveis entraves ocorridos no decorrer da semana.Os planejamentos são organizados religiosamente em interrupção e são registrados como parte da carga horária dos professores, também são usados os planejamentos para organização e discussão dos projetos a serem desenvolvidos na escola.
O planejamento é o momento adequado para reunir os profissionais,fazerem juntos uma avaliação de toda prática educativa desenvolvida durante o trimestre fazendo analogias com os demais segmentos da escola. Os profissionais enfocam suas tomadas de decisões em relação a vida acadêmica de seus alunos procurando melhorar a situação dos mesmos. O professor enfoca a necessidade de conter os alunos em sintonia com o aprendizado, a dificuldade de fazê-los prestaremmais atenção nas práticas educativas. No planejamento ocorre de certa forma uma formação continuada que serve para informar e formar os profissionais a respeito de novos métodos de ensino. E graças a valorização profissional por meio financeiro é que muitos estão buscando aperfeiçoar seus métodos de conhecimento, proporcionando com isso um ensino de qualidade

2.2. METODOLOGIA
Os professores doCentro de Atendimento Educacional Especializado “Alegria de Viver” são orientados pela pedagoga e usam diversos métodos de aplicação dos projetos dentro e fora da sala de aula, também são utilizados exposições de trabalhos dos alunos assim como utilização equipamentos de multimídia. Nessa instituição é notável a preocupação dos profissionais com o bem estar dos alunos , tanto do que tange ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pasta de estagio educação infantil
  • Pasta de estágio educação infantil
  • Relatorio de estagio educação especial
  • ESTAGIO EDUCACAO ESPECIAL
  • estágio de Educação Especial
  • Pasta de estagio educação fisica infantil
  • Relatório de estágio
  • Relatório de estágio Educação Especial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!