Passos para a recuperação da memória e da obra violonística de Mozart Bicalho

2492 palavras 10 páginas
XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – João Pessoa – 2012

Passos para a recuperação da memória e da obra violonística de Mozart
Bicalho
Reginaldo de Almeida Martins (UFMG) guitaregi@yahoo.com.br Flavio Terrigno Barbeitas (UFMG) flateb@gmail.com Resumo: O trabalho, além de apresentar traços biográficos de Mozart Bicalho capazes de minimamente contextualizar sua produção musical, apresenta as condições atuais dos registros de suas obras para violão e informa os passos que, na pesquisa em andamento, estão sendo dados para a transcrição/arranjo das peças e para a preparação de sua edição. O texto é ilustrado com exemplos comentados dos procedimentos de transcrição já realizados na valsa Nostalgia do Coração.
Palavras-chave: Mozart Bicalho, violão, transcrição, arranjo, música brasileira.

Steps for the recovery of the memory and the work of Mozart Bicalho
Abstract: This paper, besides presenting some biographical aspects of composer Mozart Bicalho in order to contextualize his musical production, aims to show the currents conditions of the records of his works for guitar and also informs the steps in the ongoing research that involve the transcription / arrangement of some pieces for preparing an eventual edition. The text is illustrated with examples of procedures already carried out for transcribing the waltz Nostalgia do Coração.
Keywords: Mozart Bicalho, guitar, transcription, arrangement, brazilian music

1. Mozart Bicalho e o violão brasileiro
A vida do compositor e violonista mineiro Mozart Bicalho (1901-1986) coincide com o período histórico em que a música popular – principalmente em virtude do surgimento da indústria fonográfica e da radiodifusão – sofreu um processo de grande transformação. De fato, os meios de comunicação foram responsáveis por espalhar a música produzida na cidade do Rio de Janeiro para o restante do país, ressignificando-a como “nacional” ou “brasileira”.
Na música

Relacionados