Passo 4 ETAPA 2 Resumo Conclusivo Texto EITCA DIREITO E JUSTI A

684 palavras 3 páginas
ATPS - LIGUAGEM JURÍDICA E ARGUMENTAÇÃO

ETAPA 2
Passo 4 ( Equipe )
Resumo conclusivo sobre o texto :
Ética, Direito e Justiça: Sócrates e Platão Contra Os Sofistas
Os diferentes conceitos de justiça, a interpretação e aplicação da lei (século V a.C). na visão de Sócrates e Platão em relação aos Sofistas, homens que detinham o domínio da palavra, e que ensinavam em lugares abertos a arte da retórica e o poder da arte da persuasão.
No início tudo se baseava e orientava da natureza e o mundo, com o surgimento dos Sofistas no século V antes de cristo como primeiros professores, essa ideia se rompeu, foram os sofistas os primeiros a estabelecer uma diferença entre a natureza e a lei humana, segundo eles na etapa original o justo e o injusto não se originará na natureza das coisas, mas nas opiniões e convenções humanas, na forma da lei e da sua opinião. Depois numa segunda etapa eles afirmariam que a natureza se opõe a lei humana, nessa a igualdade natural de todos os homens, na outra a desigualdade antinatural.
Os sofistas foram opositores da tradição, acreditavam que a lei é definida por critérios humanos e não naturais, pois se fossem naturais todas as leis seriam iguais, pregavam por meio de discurso muito comum a eles, à necessidade do exercício da democracia aos cidadãos Gregos, muitos deles estrangeiros formaram uma única escola, por estarem no cenário das polêmicas com Sócrates e seu discípulo Platão, eram sempre mal interpretados. Foram acusados por Sócrates de prostituição por que cobravam pelos ensinamentos para quem pudesse pagar, geralmente aristocratas que se ocupavam com o trabalho intelectual, pois tinham escravos para o trabalho manual que garantia a sua subsistência.
Para Sócrates a justiça está na origem da ética e moral, o coletivo tinha prioridade sobre o individual, não apoiava normas que considerava injustas, mas pregava a irrestrita obediência à lei, tinha um método irônico, pois costumava dizer diante de outra pessoa que dizia conhecer

Relacionados