Passo 2 – leia e faça anotações sobre a breve noticia disponível no site da resvista exame,de

307 palavras 2 páginas
Passo 2 – Leia e faça anotações sobre a breve noticia disponível no site da resvista Exame,de
Hamilton dos Santos, que fala sobre o tema Gestão de Conhecimento e sua importância no Brasil,
Com destaque para São Paulo.
Noticia: A bolha da vez.São Paulo é o Vale do Silício da gestão do conhecimento.
Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2011.

Respostas. Se gestão de conhecimento é a bolha da vez, São Paulo é o seu "Vale do Silício". Dos 400 associados da SBGC, já existe uma Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento --, 110 são paulistanos. São Paulo esta transformando em maior e mais efervecente pólo de gestão do conhecimento do pais. Em setembro realizaram no estado três congressos de peso, entre eles o KMBrasil, que teve cerca de 120 palestras relevantes e uma feira de softwares.
Tem que te cuidado com os eventos caça-níqueis. Como "gestão do conhecimento" adquiriu um enorme poder de marketing, Para saber o que vale a pena ou não, é bom entender o que é, afinal, gestão do conhecimento. Há mais de 2 000 anos, notam José Cláudio Cyrineu Terra e Cindy Cordon no ótimo livro Portais Corporativos, Platão e Aristóteles observaram que as boas idéias e o poder derivam do conhecimento. Já o senso comum está sempre nos alertando para o fato de que não basta ter inteligência: é preciso saber o que fazer com ela. São esses no fundo, os dois pontos que baseiam questão da gestão do conhecimento, que surgiu como uma disciplina corporativa e se transformou num mercado tão bom quanto desafiador. Bom porque, além de já estar criando novos negócios e movimentando milhões de dólares, começa a abrir uma infinidade de novas carreiras e perspectivas profissionais. Desafiador porque a gestão do conhecimento depende demasiadamente da tecnologia da informação, e isso já sabemos, requer muita capacidade de investimento.
A boa notícia é que quando bem estruturado um sistema de gestão de conhecimento pode sim, arrancar das boas cabeças o que elas têm de melhor.

Relacionados