Passarinhos E Gavi Es Karen Neves

779 palavras 4 páginas
1° semestre do curso de Bacharelado em Enfermagem- UNEMAT
Tema: Passarinhos e gaviões- Uma fábula da constituinte

1. Apresente algumas das possíveis temáticas sociais que podem ser refletidas a partir da leitura da fábula.

R: Com base na leitura da fabula podemos identificar às temáticas sociais ligadas as formas de governo, como a democracia e tirania, organização das sociedades, lutas sociais, privilégios, desigualdades sociais e formação de leis e deveres.

2. Sabemos que é possível estabelecer relações de sentido entre o comportamento de personagens de uma fábula (no caso “passarinhos e gaviões”) com os de pessoas de nossa formação social. Sobre isso, as seguintes situações reportadas metaforicamente podem ser associadas a lugar, fatos, comportamentos de pessoas da nossa realidade. Por exemplo, em:
Caturama, “a terra boa”, é uma cidade verde, repleta de arvores, plantas, rios e muitas aves.
O Líder era o pardal. No inicio, tinha boas ideias, estava sempre alegre e era muito inteligente.
Começou a mandar mais que os outros, comer as melhores frutas, os insetos mais gordos. Queria ser o rei da mata, começou a atiçar brigas, intrigas. E, para adquirir força, comeu ovos, transformando se em um gavião pardal.
Os gaviões proibiram os pássaros de relembrar o passado.
Consegue identificar/ associar a alguns problemas e/ ou conflitos da nossa formação social? E ou com aspectos vividos pela sociedade brasileira, por exemplo, com algum período da nossa historia. Com o que você associa, e/ ou estabelece relações? Justifique sua resposta.
R: Caturama faz alegoria de um lugar generoso, fértil, onde nada falta e todos podem viver juntos com suas respectivas diferenças. Porem é ameaçada por aqueles que se consideram acima dos outros e que dominam a maioria por meio da força e medo, ditando leis que serviam para todos menos para sí, assim podemos associar Caturama ao Brasil. O Lider pardal pode estabelecer relação com o ex- presidente Getúlio Vargas, que no inicio de seu

Relacionados