PASSAGEM PELO MAR VERMELHO: TIPO DO BATISMO CRISTÃO

Páginas: 5 (1185 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO

No Antigo Testamento encontram-se várias prefigurações do batismo: a água, fonte de vida e de morte; a arca de Noé, que salva por meio da água; a passagem do Mar Vermelho, que liberta Israel da escravidão do Egito; a travessia do Jordão, que introduz Israel na Terra Prometida, imagem da vida eterna. O próprio Jesus Cristo se fez batizar por João Batista, no Jordão; na cruz, do seulado trespassado, derramou sangue e água, sinais do Batismo e da Eucaristia, e depois da Ressurreição confia aos Apóstolos esta missão: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19-20). No presente trabalho, aprofundaremos no conhecimento a respeito do Batismo cristão, o que é e o que significa,analisaremos ainda suas prefigurações na Antiga Aliança, em especial, na travessia do Mar Vermelho.
O termo “Batismo” deriva do grego bapto (intensivo: baptizo), que significa diretamente “emergir, afogar, afundar” e derivativamente também “lavar, purificar, destruir”. O Batismo é o primeiro dos três Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma ou Confirmação). Ele é o caminho do reino damorte para a vida, a porta da Igreja e o começo de uma comunhão duradoura com Deus. Nesse sacramento o homem une-se a Cristo, pois ele é uma aliança com Deus. A Igreja, desde do o dia de Pentecostes, administra o batismo a quem crê em Jesus Cristo.
O Batismo é o fundamento de toda vida cristã, o pórtico da vida do Espírito é a porta que abre o acesso aos demais Sacramentos. Pelo Batismo somoslibertos do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão (Sacerdócio Régio). O Batismo é o Sacramento da regeneração pela água na Palavra. Batizar significa imergir na água. O batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como nova criatura (IICor 5,17). É chamado também de iluminação, porque obatizado se torna filho da luz (Ef 5, 8).
Na liturgia da noite pascal, quando da bênção da água batismal, a Igreja faz solenemente memória dos grandes acontecimentos da história da salvação que já prefiguravam o mistério do Batismo. Prefiguração é a imagem antecipada de uma realidade futura. Muito do que lemos no Antigo Testamento é uma prefiguração do que teremos no Novo Testamento. De entre asnumerosas prefigurações veterotestamentárias do Batismo, destaca-se a travessia do Mar Vermelho.
São Paulo, refletindo a partir da experiência do batismo cristão, vê na bem conhecida travessia do Mar Vermelho, narrada pela Bíblia, o acontecimento em que todo o povo israelita foi, simbolicamente, batizado: “Não quero que ignoreis, irmãos, que os nossos pais estiveram todos sob a nuvem, todosatravessaram o mar e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés” (ICor 10, 1-2). Nesta passagem, Paulo recorda as figuras do batismo (a nuvem e a passagem do Mar Vermelho). Com efeito, ele entrevê um tipo ou imagem do batismo cristão. É provável que esta interpretação do apóstolo não seja originalidade sua, mas que fosse a interpretação comum dos mestres judeus, tanto mais que, desde o fim docativeiro babilônico começou a surgir entre o povo judeu a prática do batismo dos prosélitos, que consistia numa cerimônia em que os gentios convertidos ao judaísmo eram mergulhados ou lavados em água para passarem também sob a nuvem do Mar Vermelho, e assim agregarem-se àquela comunidade.
O Catecismo da Igreja Católica (§ 1221) assim diz ao tratar do assunto:

É sobretudo a travessia do MarVermelho, verdadeira libertação de Israel da escravidão do Egito, que anuncia a libertação operada pelo Batismo:
Concedestes aos filhos de Abraão atravessar o Mar Vermelho a pé enxuto, para que, livres da escravidão, prefigurassem o povo nascido na água do Batismo. (Missal Romano, Vigília Pascal 42: benção da água batismal)

O Papa João Paulo II também falou a respeito do tema em sua Homilia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Batismo Cristão
  • O batismo cristão
  • Mar vermelho
  • mar vermelho
  • Ritual do Batismo Cristão
  • Antropologia
  • Travessia no Mar Vermelho
  • passagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!