Passagem de plantão

Páginas: 8 (1924 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Sumário
Introdução 3
Objetivo 4
Tipos de relatórios 4
Como elaborar um relatório 8
Conclusão 9
Bibliografia 10

Introdução

A passagem de plantão consiste em uma rotina onde a equipe assistencial de um turno transmite ao turno seguinte, de uma forma sistematizada, informações relevantes e pendências relativas ao gerenciamento dos casos sob sua responsabilidade. O resultado esperado é agarantia da continuidade da assistência e, com isso, evitar perda de informações relevantes para os membros da equipe assistencial.
Devido as inúmeras responsabilidades que o enfermeiro assume, é importante que um relatório de troca de turno seja feito rapidamente e com eficiência. Um relatório eficaz descreve o estado de saúde de cada paciente e permite que os enfermeiros que iniciam o próximoturno saibam qual é o cuidado indicado para cada paciente. Um relatório de troca de plantão não deve consistir apenas na leitura de dados preenchidos, pelo contrário, dados significativos sobre pacientes são revistos para fornecer uma base de comparação para o próximo turno. Dados sobre os pacientes devem ser objetivos, atualizados e concisos.
Um relatório organizado segue uma sequência lógica, parapreparar o relatório, o enfermeiro coleta dados das folhas de anotação, do prontuário e do plano de cuidado do paciente. Um método sistemático, como o uso do processo de enfermagem, pode fornecer dados importantes para o cuidado contínuo.
As variações nos relatos de plantão ocorrem de acordo com a área da especialidade de enfermagem. Por exemplo, o relato em um ambiente de cuidado crítico podeincluir uma avaliação aprofundada do sistema corporal de cada cliente.
Um relato em um ambiente de cuidado de longo prazo inclui apenas aqueles clientes com alterações significativas do estado e pode não abordar os clientes estáveis.
É essencial que se assuma um comportamento profissional ao se elaborar um relatório, pois o enfermeiro está lidando com pacientes e familiares.
Em muitos locaisauxiliares e técnicos de enfermagem também ajudam a preencher os relatórios de troca de turno. Essas pessoas são parte da equipe e podem contribuir mais quando sabem do estado do paciente e as prioridades do cuidado. O enfermeiro deve usar o relatório para enfatizar as tarefas necessárias para estes auxiliares e técnicos.

Objetivo

No ambiente hospitalar o relato de passagem de plantão serve como meiopara que a enfermeira passe a equipe do próximo turno informações sobre o estado de um cliente e os planos de cuidado. Esse relato é uma maneira de garantir a continuidade no cuidado de um plantão para o outro.

Tipos de relatórios

Ao longo dos anos, enfermeiros procuraram adaptar a passagem de plantão as suas necessidades e condições buscando atingir o ideal. Abaixo apresentamos os principaistipos que surgiram durante os anos:

Passagem de plantão por tarefas

Adotada entre as décadas de 1970 e 1980, os auxiliares de enfermagem informavam sobre as tarefas realizadas ao colega que prosseguia, no plantão seguinte, com as mesmas tarefas.
Os enfermeiros comentavam a respeito do estado, assistência prestada e intercorrências de todos os pacientes, geralmente isoladamente, sem compartilharas informações com os auxiliares de enfermagem.
Pontos negativos: os enfermeiros tinham os horários de saída atrasados devido ao grande número de informações referentes aos inúmeros pacientes; a equipe não tinha conhecimento sobre a assistência integral realizada ou necessária aos pacientes, pois as informações não eram compartilhadas; os registros de enfermagem, devido ao método de trabalhovigente, apresentavam-se pouco frequentes e incompletos, dificultando o resgate de informações a serem comentadas na passagem de plantão.
Pontos positivos: Mantinham-se regularidade no horário de saída e entrada dos auxiliares de enfermagem.

Passagem de plantão em grupo

Modalidade adotada na década de 1990, constava da estratégia da passagem de plantão sob forma de reunião no posto de enfermagem,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Passagem de Plantão
  • Passagem de plãntão
  • PASSAGEM DE PLANTÃO: continuidade da assistência de enfermagem no processo do cuidar.
  • plantao
  • Plantão
  • passagem
  • plantao
  • plantao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!