parâmetro de água e fontes causadoras da poluoção da água

348 palavras 2 páginas
Parâmetros de Qualidade da Água
De acordo com o Decreto 5.440, de 4 de maio de 2005, o SeMAE disponibiliza aos consumidores os resultados mensais das análises da qualidade da água tratada distribuída à população de São José do Rio Preto. Todas as análises que o laboratório do SeMAE realiza seguem rigorosamente a Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Os resultados estão disponíveis neste site, separados por sistemas. O consumidor encontrará duas tabelas:

a) Relação dos sistemas abastecedores e os respectivos resultados das análises
b) Relação dos bairros constantes de cada sistema abastecedor

Para saber os parâmetros de qualidade da água que chega a sua casa, basta localizar a qual sistema abastecedor seu bairro pertence e conferir os resultados.

Nas novas contas expedidas pelo SeMAE constará um aviso ao consumidor, informando os locais onde ele poderá obter as informações sobre a qualidade da água.

• Clique aqui e confira a qual sistema pertence o seu bairro

Definições dos parâmetros de qualidade da água, conforme exigência do Decreto 5.440 de 2005

Cloro: O cloro é um agente bactericida. A água entregue ao consumidor deve conter a quantidade mínima estabelecida para garantir a eliminação de bactérias e outros microorganismos que podem estar presentes na água.

Turbidez: A turbidez é a medição da resistência da água à passagem da luz. É provocada pela presença de material fino insolúvel (partículas) em suspensão (flutuando/dispersas) na água.

Cor: A cor é uma medida que indica a presença de substâncias dissolvidas na água ou finamente divididas (material em estado coloidal).

pH: O pH é uma medida que estabelece a condição ácida ou alcalina da água

Coliformes: É um grupo de bactérias que normalmente vivem no intestino de animais de sangue quente, embora alguns tipos possam ser encontrados também no meio ambiente. É uma análise utilizada como indicadora de possível contaminação microbiológica.

Flúor: O flúor é adicionado à

Relacionados