parto humanizado

Páginas: 8 (1857 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
Cuidados humanizados no parto normal.

Conceito de Humanização no Parto.
A humanização do parto faz parte do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) do Ministério da Saúde e tem como objetivo: a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré–natal da assistência ao parto e puerpério as gestantes e ao recém-nascido, na perspectiva dos direitos decidadania.
O propósito da humanização é acima de tudo, o reconhecimento da autonomia da mulher, enquanto ser humano, e da necessidade de tratar este momento com praticas que de fato, tenham evidências e permitam aumentar a segurança e o bem-estar da mulher e do recem-nascido, respeitando sobretudo suas escolhas.
Papel dos Profissionais de Saúde na Humanização do Parto
Os profissionais de saúdesão coadjuvantes desta experiência e desempenham importante papel. Têm a oportunidade de colocar seu conhecimento a serviço do bem-estar da mulher e do bebê, reconhecendo os momentos críticos em que suas intervenções são necessárias para assegurar a saúde de ambos. Podem minimizar a dor, ficar ao lado, dar conforto, esclarecer, orientar, enfim, ajudar a parir e a nascer. Precisam lembrar que sãoos primeiros que tocam cada ser que nasce e ter consciência dessa responsabilidade
A Gestação e o Parto
A gravidez ao contrario da menarca e da menopausa não é um estagio simples e inevitável que ocorre naturalmente durante o desenvolvimento. É um evento único, no qual alterações metabólicas e hormonais causam mudanças estruturais que influenciam o comportamento. Este será permeado porcondutas caracterizadas por temores, ansiedade e alegrias.
O ultimo trimestre da gestação vem acompanhada de uma percepção maior das contrações uterinas e com isso a incerteza em relação de como será o parto. A mulher teve que passar por muitas ansiedades para adaptar-se ao estado de gravidez e agora passara por um novo processo de adaptação ao de não gravidez.
O parto pode ser considerado umevento complexo que introduz mudanças na vida da mulher e das pessoas que estão a sua volta, pois representa uma mudança definitiva e irreversível de papéis, incluindo a responsabilidade de cuidar e de promover o desenvolvimento de outro ser humano, totalmente dependente.
Parto no Brasil
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de cesariana ideal deve ficar em torno de 15%, jáque a cirurgia só é indicada em casos emergenciais e põe em risco a gestante e o bebê. Segundo a organização, esta é a média real correspondente aos partos complicados em que a intervenção cirúrgica é realmente necessária.
Dados do Ministério da Saúde indicam que a cesariana representa graves riscos de mortalidade para ambos mãe e bebê. A parturiente que escolhe dar à luz por cesariana tem risco devida seis vezes maior em relação àquela que opta pelo parto normal. De acordo com o ministério, a cesárea aumenta as chances de a mãe contrair uma infecção ou ter uma hemorragia e quadruplica os riscos de o bebê ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Quando a criança nasce normalmente, as chances de ela ser internada são de 3%, contra 12% do nascimento cirúrgico.
Ainda segundo oMinistério da Saúde, os partos que apresentam maiores riscos são as chamadas ‘cesárias eletivas’, quando simplesmente se agenda uma cirurgia para o nascimento do bebê. Nesses casos, a gestante não chega a entrar em trabalho de parto, havendo, portanto, grande probabilidade de a criança ter problemas de saúde, já que o feto não está totalmente pronto.
Tipos de parto.
Parto normal: Pelas vias normais, ouseja, vaginal. Há menor chance de infecções. Menor risco de complicações para mãe e menor chance de dor pélvica crônica.
Parto natural: sem intervenções como anestesia episiotomia (incisão efetuada na região do períneo) e indução. O ritmo e o tempo da mulher e do bebe são respeitados.
Parto de cócoras: semelhante ao natural, mudando a posição da mãe, que, em fez de ficar na posição ginecológica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parto Humanizado
  • Parto Humanizado
  • Parto humanizado
  • Parto humanizado
  • Parto Humanizado
  • Parto Humanizado
  • Parto humanizado
  • Parto Humanizado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!