Partidos Políticos

Páginas: 11 (2589 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
1. Considerações Históricas
Partido político é uma organização burocrática que visa a conquistar e exercer o poder político. A legitimidade dos partidos está em desenvolver essa busca pelo poder como representantes de uma ideologia que expressa os interesses de um grupo social ou de parte dele.
Historicamente, o Brasil passou por diversas modalidades de exercício em vida política. Os partidospolíticos no Brasil existem desde a primeira metade do século XIX. Mais de duzentos agrupamentos surgiram nesse período, mas nenhum deles durou muito. Não existem partidos centenários no Brasil, como é comum, por exemplo, nos Estados Unidos, onde democratas (desde 1790) e republicanos (desde 1837) alternam-se no poder.
Frequentemente os partidos brasileiros foram forçados a ter que começarpraticamente do zero uma nova trajetória. Esses rompimentos ocorreram implantação da república, em 1889, que sepultou os partidos monarquistas.
Na Revolução de 1930, os partidos republicanos foram desativados. Mais adiante, pelo Estado Novo (1937-1945), a existência de partidos foi vedada.

Pós Era Vargas
Foi na conjuntura final do Estado Novo que foram criados os principais partidos políticosbrasileiros atuantes da década de 1940 à de 1960: a União Democrática Nacional (UDN), o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A lei eleitoral de maio de 1945, elaborada sob a supervisão do ministro da Justiça Agamenon Magalhães, determinou a constituição de partidos de caráter nacional, o que rompia com a tradição regionalista da política partidária brasileira.
AUDN foi fundada no dia 7 de abril de 1945, reunindo diversas correntes que nos anos anteriores haviam-se colocado em oposição à ditadura do Estado Novo. Setores liberais que desde 1943 vinham se manifestando pelo fim do regime ditatorial, se articularam para lançar a candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes à presidência da República. Para dar sustentação a essa candidatura foi criada a UDN, quenum primeiro momento constituiu uma ampla frente anti-Vargas.
Participaram da fundação da UDN setores oligárquicos desalojados do poder pela Revolução de 1930, representados por figuras como o baiano Otávio Mangabeira, o paulista Júlio Prestes, o ex-presidente Artur Bernardes e por clãs políticos estaduais como os Konder, de Santa Catarina, ou os Caiado, de Goiás. Ingressaram também na UDN outrossetores oligárquicos que só romperam com Vargas no decorrer da década de 1930. Finalmente, estiveram entre os fundadores do partido até mesmo alguns grupos e personalidades de esquerda e socialistas aglutinados na chamada Esquerda Democrática. Essa frente ampla começou a dissolver-se, contudo, ainda durante o ano de 1945. Em Minas Gerais, o grupo ligado ao antigo PRM, liderado por Artur Bernardes,optou por organizar o Partido Republicano (PR), enquanto no Rio Grande do Sul foi criado o Partido Libertador, dirigido por Raul Pilla. PR e PL, entretanto, mantiveram seu apoio à candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes. No ano seguinte, a Esquerda Democrática abandonaria a UDN para organizar o Partido Socialista Brasileiro (PSB).
O Partido Social Democrático (PSD) foi fundado no dia 17 dejulho de 1945 sob o comando dos interventores estaduais nomeados por Vargas durante o Estado Novo. Sua criação esteve relacionada às articulações das lideranças ligadas a Vargas para se contrapor ao lançamento da candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes pela UDN. Dessas iniciativas surgiria a candidatura presidencial do general Eurico Dutra, ex-ministro da Guerra de Vargas. Em seu programa o PSDdefendia a legislação trabalhista e a intervenção do Estado na economia.
As eleições presidenciais realizadas em dezembro de 1945 tiveram como vencedor o general Dutra, candidato do PSD. O partido não conquistou, contudo, uma supremacia clara no governo Dutra, que preferia declarar-se "presidente de todos os brasileiros". Ainda assim, o PSD exerceu ampla hegemonia sobre a política brasileira entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Partido politico
  • Partidos politicos
  • partidos políticos
  • PARTIDOS POLÍTICOS
  • Partidos políticos
  • Partidos Políticos
  • Partidos politicos
  • Partidos politicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!