Partidos Curriculares
Em relação a história dos negros e dos índios é fundamental que os educando a conheçam, pois mostra como estes participaram e assim constituem a nação brasileira, povo miscigenado e heterogêneo, caracterizado por diversas culturas.
De acordo com a lei 10.639/03 o ensino afro passou a ser obrigatório nas instituições escolares, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, considera-se assim um marco de grande significado, afinal muitas foram às lutas pelos direitos de igualdade e liberdade realizados pelos negros. Vale ressaltar que com a lei também foi instituído o dia Nacional da Consciência Negra que passou a ser comemorado no dia 20 de novembro.
Esta lei propõe que os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as idéias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.
Há também a lei 11.645/08 que estabelece o ensino indígena nas escolas, pois este infelizmente não é abordado da maneira correta, ocasionando muitas vezes o desconhecimento dos alunos perante a esta cultura de tão valor na história brasileira