PARTICIPACAO NOS LUCROS COMO POSS VEL SOLU O DE MINIMIZA O DOS CUSTOS DE AG NCIA

1566 palavras 7 páginas
A PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS COMO POSSÍVEL SOLUÇÃO DE MINIMIZAÇÃO DOS CUSTOS DE AGÊNCIA

Bruno Santos Sartori
Lígia dos Santos Ditlef

Resumo

O presente artigo, com base em referências bibliográficas, tem como objetivo apresentar a teoria da agencia e propor possíveis soluções para atenuar os custos impelidos por ela, tendo em vista os possíveis risco e retorno das aplicações dessas possíveis soluções.

I. Introdução Tendo em vista o atual cenário competitivo, no qual o objetivo das empresas é sempre a maximização da riqueza, chegamos a um estágio em que este objetivo acaba gerando sérias divergências no âmbito da forma pela qual se chega a esta maximização, partindo desta realidade nos deparamos com a teoria da agência que trata diretamente desses conflitos, que neste caso confronta os interesses dos proprietários das empresas com a administração da mesma.

Para reduzir estes conflitos são necessárias certas medidas que acabam gerando despesas para a organização, estas despesas constituem o que é intitulado como custos de Agência, custos estes que são a principal justificativa desse artigo, pois cada vez mais as empresas têm adotado políticas de redução de custos sempre buscando a efetividade na gerência do capital.

Surgem diversas alternativas com intuito de minimizar os custos de agência, contudo a melhor adequação de programas de participação nos lucro é a proposição que tem sido utilizada na maior parte das empresas, faz-se necessária uma análise de risco e retorno associados para que seja possível ter conhecimento se os resultados finais dessa implementação são satisfatórios.

II. Teoria da Agência e Custos de Agência

Os estudos sobre a teoria da agência tiveram maior atenção a partir da década de setenta, quando foram definidas a priori as características dessa teoria. Nós definimos um relacionamento de agência como um contrato pelo qual uma ou mais pessoas (o principal) contratam outra pessoa (o agente) para executar

Relacionados