Participação Política

Páginas: 4 (940 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2013
No livro Participação Política, o autor Dalmo Dallari começa esclarecendo o sentido de política. A palavra política tem origem grega e foi usada por vários filósofos e escritores da Grécia Antiga. NaGrécia, os gregos chamavam as cidades de “pólis” e Aristóteles diz que o homem não consegue viver sozinho, nascendo assim a palavra política, a qual se refere à vida em comum.
A partir de algunselementos importantes, vários estudiosos entenderam a palavra política de um jeito, porém concordaram que as pessoas deveriam colaborar umas com as outras sem a necessidade de uso da força e com basenisso, a definição de Dallari sobre política seria a seguinte: “Política é a conjugação das ações de indivíduos e grupos humanos dirigindo-as a um fim comum.”
Partindo da idéia de que o homem nãoconsegue viver sozinho, nem mesmo o homem mais rico, uma vez que todo ser humano tem necessidades afetivas, psicológicas e espirituais que só podem ser atendidas com a ajuda de outras pessoas, temos acerteza que a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana e que todos temos o mesmo valor. Embora com o mesmo valor, a vida em sociedade gera inúmeros conflitos pois cada um tem seu modo deagir, de pensar, suas preferências, etc.
Independentemente da situação seja ela ou de interesse de um indivíduo ou de um grupo social, cada membro da sociedade sofre influência mas também exerce algumtipo de influência. Assim, todos os problemas no que diz respeito à convivência social, são problemas da coletividade e as soluções devem ser tomadas em conjunto, levando os interesses da sociedade.Houve muitos obstáculos entre o final do século XVIII e o final do século XX em relação a participação política da sociedade. Embora haja um considerável avanço, a sociedade está muito longe de terplena igualdade de participação.
Segundo Dallari, todas as pessoas tem o dever de participar da vida social e exercer influência sobre as decisões de interesse comum, porém muitos se recusam com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • participação politica
  • participação política
  • Participação Política
  • Participação politica
  • participação politica
  • Participação Politica
  • Participação Política
  • Participação politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!