PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO NA ECONOMIA DO BRASIL

Páginas: 13 (3120 palavras) Publicado: 28 de março de 2014


FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO – FIMCA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS







PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO NA ECONOMIA DO BRASIL











PORTO VELHO-RO
2014





PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO NA ECONOMIA DO BRASIL





Trabalho acadêmico da disciplina de Economia de Empresa, como parte da avaliação referente ao 3º período de Contabilidade.

Professor: CelsoRibeiro da Silva





PORTO VELHO, 19 DE MARÇO DE 2014 - RO
INDICE
Introdução............................................................................................................................... 4
Participação do governo na economia................................................................................... 5Conclusão.............................................................................................................................. 10
Bibliografia........................................................................................................................... 11





















INTRODUÇÃO

A participação do governo na economia do Brasil vem desde o século XIX. O desenvolvimento brasileiro tem sido marcado pormomentos de crescimento, mas também por momentos de crise. Segundo Suzigan (Professor Instituto de Geociência da Unicamp), é maior a participação das instituições oficiais nos períodos de crise. De um lado há os que condenam a "estatização" da economia, ou seja, controlado pelo Estado, pois ao mesmo tempo em que as empresas oficiais concorrem com as privadas, impedem também o desenvolvimento das forçasde mercado no ajustamento do sistema. De outro lado situam-se os que aceitam que as empresas do Estado não concorreram com as privadas, mas sim deram suporte financeiro, de infraestrutura. Em outras palavras, a solução dos problemas depende do diagnóstico que se faz de suas causas.

 



















A PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO NA ECONOMIA DO BRASIL

É preciso entendero papel do governo na economia de duas formas: como participante da atividade econômica (diretamente como empresário e indiretamente como agente financeiro ou implementador de programas setoriais) e como regulador da economia. A participação das empresas do governo na economia brasileira não foi planejada, nem teve motivação ideológica, à exceção do estatismo característico do Estado Novo(1937/45) e do nacionalismo econômico que predominou na decisão sobre certos setores, como por exemplo, siderurgia e petróleo.
A participação do Governo na economia ocorreu da seguinte maneira:
- Diretamente por meio de suas empresas, evoluindo segundo quatro fases:
1. Até fins da década de 20 a intervenção foi incidental sendo que a criação das empresas do governo (exceto no setor financeiro)resultou exclusivamente da rescisão de contrato de ferrovias e portos.
2. De 1930 a 1945 houve um intervencionismo consciente, caracterizado pela necessidade de desenvolver certas atividades essenciais principalmente na indústria (mineração e setores de base), por razões de segurança nacional, nacionalismo característico do regime ou simplesmente de desenvolvimento econômico.
3. De fins de 1940 ameados de 1960 a intervenção foi circunstancial, pois a criação das empresas estatais visou, na maioria dos casos, resolver problemas surgidos com a manifestação de entraves ao desenvolvimento econômico.
4. Após meados de 60, a intervenção caracterizou-se por um dirigismo da economia pelo Estado resultante, entre outras causas, da descentralização operacional preconizada no Decreto Lei n.° 200, dacentralização administrativa (criação de holdings setoriais) e da maior eficiência do próprio Estado como empresário, dando origem a uma expansão natural das empresas.
- Indiretamente, via sistema financeiro e como comprador de bens de capital através de suas empresas, órgãos públicos etc. A atuação do Estado na intermediação financeira é também antiga, pois já em fins do século passado o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO NA ECONOMIA BRASILEIRA
  • A Participação Popular e o Governo
  • GOVERNO BRASIL
  • Governo Do Brasil
  • O Governo do Brasil
  • Da universidade castelo branco cujo tema central é: “regime político e sistema de governo no brasil, democracia e...
  • Participação da logística na economia
  • A participação social no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!