Participação da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho: uma panorama geral

Páginas: 9 (2220 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Eduardo Cardoso Garcia







1. INTRODUÇÃO


A participação da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho sempre foi um tema muito pesquisado e aprofundado por estudiosos de demografia. O presente trabalho visa discorrer sobre um panorama histórico sobre a participação feminina no mercado de trabalho,considerando principalmente as particularidades encontradas neste quando comparada a participação masculina no mercado de trabalho.


Discutir as relações de trabalho por gênero se faz necessária para entender como e por que a participação feminina se faz e se caracteriza nos dias atuais. No entanto, é importante salientar que as características referentes a gênero estão se alterando ao longo dotempo. Anteriormente o homem (gênero masculino) era o responsável pelo sustento da família e a mulher era unicamente responsável pelo serviço domestico. Mudanças sociais, econômicas e políticas fizeram que, com o passar dos anos, o modelo patriarcal fosse nitidamente modificado.


De qualquer maneira, independente das mudanças ocorridas, alguns estudos compartilham a ideia de que a osistema patriarcal é muito mais forte e resistente. Nesse sentido, haveria uma distinção de papeis: um papel nitidamente masculino (no qual haveriam funções essencialmente masculinas) e um papel feminino (no qual se relaciona atividades tipicamente femininas). Kon (2002) afirma que “essas diferenças estão profundamente enraizadas e resultam em abordagens diferenciadas do mundo, criando distintasculturas: uma “cultura masculina” e uma “cultura feminina”, que têm implicações políticas variadas e beneficiam de forma diversa a sociedade.”


Nesse contexto, a sociedade define comportamentos que seriam aceitáveis e específicos para o homem e para a mulher. A abordagem a seguir esta relacionada principalmente ao sexo do individuo em análise (homem ou mulher). Porém, deve-se atentar que asquestões de gênero abordadas a seguir estão intimamente ligadas a atributos psicológicos, sociais e culturais.






2. AS RELACOES DE TRABALHO DEFINAS POR GÊNERO


As relações de trabalho entre os gêneros masculino e feminino são marcadas por assimetrias e uma acentuada hierarquia masculina. Geralmente as posições ocupadas por mulheres são desiguais as ocupadas por homens. Valesalientar que as oportunidades de trabalho oferecidas a homens são diferentes das oferecidas para mulheres. Essas diferenças são acompanhadas, frequentemente, por justificativas relacionadas ao papel social feminino e masculino.


As mulheres estão historicamente relacionadas ao trabalho domestico. Conforme sugere Kon (2002) as “os homens eram encarregados da agricultura e da produção deferramentas e outros bens manufaturados. As mulheres eram encarregadas da produção de produtos acabados usados pela família e pela comunidade, tais como fios e tecidos, roupas, comidas em conservas, bens cozidos, cobertores e acolchoados.”


Com o decorrer do tempo, as relações de trabalho, bem como as disponibilidades do mesmos, vão se modificando a partir das necessidades econômicas decada sociedade. Historicamente, a entrada da mulher no mercado de trabalho – para além do trabalho domestico – pode ser justificada pela necessidade de crescimento econômico e obtenção de moeda.


Assim, como descrito por Kon (2002), temos como “alguns dos fatores determinantes dessa maior participação feminina encontrados em vários autores (Guzmán; Todaro, 2000; Kon, 1999; Jacobsen,1998) estão causas originadas tanto da demanda quanto da oferta de trabalho.” Podemos afirmar assim que são três fatores preponderantes para esta afirmação, a partir da percepção de que a demanda do trabalho global gerou aumento devido aos desenvolvimentos econômicos. Assim, devidos a fatores exógenos, como inovações tecnológicas e facilidades nas comunicações facilitou esta expansão do mercado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Panorama Geral do Mercado de Trabalho
  • mercado de trabalho, mercado de Mao de obra. recrutamento de pessoas
  • RELAÇÕES FAMILIARES E DE TRABALHO COM ENFASÊ NA MÃO DE OBRA FEMININA.
  • falta de mao de obra no mercado
  • Participação feminina no mercado de trabalho: uma análise de decomposição para as regiões nordeste e sudeste
  • Valorização feminina no mercado de trabalho
  • A conquista feminina no mercado de trabalho
  • A Participação da Mulher no Mercado de Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!