partiadas dobradas

528 palavras 3 páginas
PERIODO LÓGICO RACIONAL

1º parte
O terceiro período de estudo acerca da história do pensamento contábil tem início na segunda metade do século XI e se estende até meados do Século XV. É neste momento que a racionalização oriunda das fases anteriores da Contabilidade passa a caminhar para uma lógica de sistematização contábil, de acordo com SÁ (2005). Neste período, de acordo com Lopes de Sá, “o conhecimento contábil preocupou-se com a evidência de causa e efeito dos fenômenos organizados em sistemas primários; deu origem à partida dobrada, desenvolvido na Idade Média da Humanidade, iniciou-se, segundo provas, a partir da segunda metade do século XI”
No período de 476-1000 a.c., o domínio da Igreja sobre as terras e a economia fizeram o Ocidente praticamente estagnar na evolução social e econômica. A igreja, no Ocidente, era fortemente organizada, com conventos, mosteiros, etc. além disso os grandes reinos bárbaros exigiam aplicações contábeis mais complexas, mas que eram bastante tradicionais e restritas a esse meio, a economia em si não evoluía.
Oriente, entretanto, não sofria do mesmo modo a influência da Igreja ou dos problemas gerados pelos grandes latifúndios, permitindo que fosse desenvolvido nesta região um método de registros que posteriormente seria desenvolvido na Itália sob o nome de Método das Partidas Dobradas.
2º parte
Não se sabe ao certo quando surge o método das partidas dobradas, sabe-se que está baseado em uma equação onde todo debito corresponde a um crédito e vice-versa, podendo ser entendido também como cada registro deve ter uma causa e efeito.

Exemplo 1: Se "X" tem um crédito de $200,00 contra "Y", é certo que "Y" tem um débito de $200,00 para com "X".
Em consequência do método das partidas dobradas, a soma dos saldos das contas do Ativo deve ser sempre idêntica à soma dos saldos das contas do Passivo e Patrimônio Líquido (no Balanço Patrimonial), de tal forma que, se esses dois saldos não "baterem no centavo", isso denuncia

Relacionados

  • partiadas dobradas
    528 palavras | 3 páginas
  • partiadas dobradas
    528 palavras | 3 páginas