parte_trabalho_práticas

541 palavras 3 páginas
1. introdução
Este trabalho tem como principal objetivo ensinar os alunos a conceituação de processos de fabricação, o trabalho com máquinas operatrizes tais como o torno mecânico desenvolvendo o senso de produção e otimização de processos, através do envolvimento com sequências de operação.
Desenvolveu-se um conhecimento sobre ciências dos materiais para assim conseguir identificar as propriedades mecânicas dos materiais através de ensaios, tais como: Ensaio de tração e de impacto. Então através do microscópio pode-se observar qual o tipo de microestrutura contida no material.
Também proporcionou-se ao aluno o desenvolvimento da capacidade de utilização de instrumentos de medição, tendo em vista que um sistema de qualidade de uma empresa só terá sucesso se estiver apoiado na metrologia, que é a base física da qualidade.

2. Ciência dos Materiais
Ciências dos materiais é o campo da ciência que estuda as propriedades dos materiais e sua estrutura em escalas atômicas ou moleculares. Esta ciência tem como principal objetivo a obtenção de conhecimentos básicos e aplicados acerca dos materiais de tal forma que estes possam ser transformados em produtos necessários ou desejados pela sociedade.

2.1. Propriedades dos Materiais Metálicos
Estes materiais são substâncias inorgânicas compostas de um ou mais elementos metálicos, podendo também conter elementos não metálicos. Alguns exemplos de elementos metálicos são o ferro, o cobre, o alumínio, o níquel e o titânio.

2.1.1. Propriedades metalúrgicas / mecânicas
Bullard (http://www.mse.uiuc.edu/info/mse182/t41.html) sintetizou as principais características, aplicações e exemplos dos materiais da classe dos metais (adaptado):
Características básicas:
ƒ- átomos organizados numa estrutura repetitiva regular (cristal);
ƒ- relativamente resistente (propriedade mecânica);
ƒ- denso;
ƒ- maleável ou dúctil: alta plasticidade;
ƒ- resistente à fratura: alta tenacidade;
ƒ- excelente condutor de eletricidade e

Relacionados