parte historica paises africanos

Páginas: 8 (1886 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
Ruanda
Localizado no continente africano, Ruanda possui um território montanhoso e sem saída para o mar.
Os hutus e tutsis são povos bantus que provavelmente se instalaram na região durante a expansão bantu. Os tutsis e os hutus, de duas etnias diferentes, formam ainda hoje a maioria da população de Ruanda, sendo os tutsis mais claros que os hutus. Essa simples diferença é responsável porcentenas de conflitos e por uma desigualdade social assustadora, onde os tutsis sempre prevaleceram. A partir do século XV, os tutsis passaram a dominar a sociedade através duma aristocracia que tinha à frente um rei, chamado de Mwami.
O processo de dominação alemã na região que atualmente corresponde a Ruanda teve início na segunda metade do século XIX, através de um tratado assinado em Bruxelas,onde Ruanda foi entregue à Alemanha (juntamente com o vizinho Burundi) em 1890, em troca de Uganda e da ilha de Heligoland. Com a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Bélgica assumiu o controle de Ruanda. Entretanto, com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), a Organização das Nações Unidas (ONU) ficou responsável pela administração do país africano.
Ruanda é um paísmarcado pelos conflitos entre dois grupos étnicos: hutus (90% da população) e tutsis (9%). Durante o processo de colonização feito pela Bélgica, os tutsis, mesmo sendo minoria, foram os escolhidos pelo poder colonial para governar o país enquanto aos hutus foram destinados apenas os trabalhos braçais, sem direito a educação ou a melhores condições de vida e trabalho. A maioria hutu ficou excluída doprocesso socioeconômico. No entanto, em 1959, os hutus se revoltaram com a condição em que estavam e assumiram o poder em 1961. Esse fato proporcionou o início da perseguição aos tutsis pelos hutus mais radicais, que desejavam exterminar a outra etnia. . A independência nacional só foi conquistada em 1 de julho de 1962.
Apesar dos conflitos periódicos entre tutsis e hutus estes estavam em paz ehaviam assinado um cessar-fogo em 1992, após uma série de conflitos. Os hutus continuavam no poder. No entanto, em 1994, um ataque aéreo ao avião onde estavam o então presidente de Ruanda, um hutu, e o presidente de Burunti, matou os dois. A culpa foi atribuída, obviamente, aos tutsis, e este foi o inicio de um dos maiores genocídios da história. Depois do término do conflito, entretanto,descobriu-se que na verdade o ataque ao avião do presidente havia sido planejado por hutus mais radicais, que queriam exterminar a etnia tutsi. Precisavam para isso, no entanto, do apoio de mais hutus que, ao contrário dos radicais, não desejavam o extermínio dos tutsis. Para isso se prepararam durante anos, juntando facões com os quais os hutus poderiam lutar contra os tutsis chegada a hora. Não é atoaque o genocídio de Ruanda é também conhecido como Guerra dos Facões, já que este era a principal arma usada pelos hutus. Os ataques dos hutus eram destinados, principalmente, as mulheres e crianças, para assim não permitir que uma nova geração surgisse, caracterizando um genocídio. Apesar da absoluta maioria numérica dos hutus, os tutsis, que foram sempre privilegiados com o poder econômicocontavam com uma coisa que o exercito hutu não tinha: armas sofisticadas. O numero de morte entre os hutus foi muito alto também, portanto, apesar da surpresa e da minoria numérica. A ONU, que estava no território de Ruanda durante a guerra civil, se retirou e, por isso, o conflito se estendeu por um grande período de tempo e as perdas humanas foram enormes.
Conforme dados da ONU, o genocídio no paísprovocou a morte de aproximadamente 1 milhão de ruandeses, sendo que 90% das vítimas eram de origem tutsi.
Além dos constantes conflitos étnicos, os habitantes sofrem com vários problemas socioeconômicos. Mais de 57% dos ruandeses vivem abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia; a subnutrição atinge 40% da população; a taxa de mortalidade infantil é de 97 óbitos a cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Países africanos
  • Independência de países africanos
  • idependencia dos paises africanos
  • Atualmente os países africanos mais desenvolvidos.
  • Exploração dos Países Africanos
  • cultura e costumes do paises africanos
  • Países africanos participantes da Copa 2014
  • I. OS PRIMEIROS PAISES AFRICANOS INDEPENDENTES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!