parte dois do texto dde matta

420 palavras 2 páginas
Tanto há cultura na procissão com no carnaval quanto nas festas cívicas, pois que cada uma delas é um código capaz de permitir julgamento e uma atuação sobre o mundo social no Brasil. Essas festas nos revelam leituras da sociedade brasileira por nós mesmos e é nesta direção que devemos discutir o conteúdo e a forma de cada cultura ou subcultura em uma sociedade.
A cultura, como os textos teatrais, não podem prever completamente como iremos nos sentir em cada papel que devemos ou temos necessariamente que desempenhar, mas indica maneiras gerais e exemplos de como pessoas que viveram entes de nós os desempenharam. Mas isso não impede emoções.
O seu funcionamento e o modo pelo qual elas engendram novas combinações em situações concretas são algo que só a realidade pode dizer. O enorme potencial que cada cultura encerra como elemento plástico, capaz de receber as variações e motivações dos seus membros, bem como os desafios externos. O respeito pela vida que todas as sociedades indígenas nos apresentam de modo tão vivo, pois que os animais são seres incluídos na formação e discussão de sua moralidade e sistema politico, parece se constituir não em exemplo de ignorância e indigência lógica, mas em verdadeira lição, pois respeitar a vida deve certamente incluir toda a vida não apenas a vida humana.
Realmente, pela escala destas sociedades tribais, somos uma sociedade de Bárbaros, incapazes de compreender. O significado profundo dos elos que nos ligam com todo o mundo em escala global. Mesmo diante de formas culturais aparentemente irracionais, cruéis ou pervertidas, existe o homem a entendê-las – ainda que seja para evitá-las, como fazemos com o crime - é uma. Tarefa inevitável que faz parte da condição de ser humano e viver num universo marcado e demarcado pela cultura. Num mundo como o nosso, tão pequeno pela comunicação em escala. Planetária, isso me parece muito importante.
Num país como o nosso, onde as formas hierarquizantes de classificação cultural

Relacionados

  • Significados do festejar
    95080 palavras | 381 páginas
  • ZALUAR ALVITO
    146006 palavras | 585 páginas
  • ed. cadernos protocolo fhemig
    88437 palavras | 354 páginas
  • Saúde
    411779 palavras | 1648 páginas