parte 1

Páginas: 2 (467 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2015
Nos dia atuais a Alfabetização e o Letramento são considerados processos cognitivos e metodológicos diferentes e inseparáveis. Porém a Alfabetização dá-se por meio da leitura e decifração daescrita. Já o letramento é saber ler, interpretar e usar a escrita com competência, respeitando as regras ortográficas.
Dentro da modalidade da educação infantil, o Letramento e a Alfabetização destacam-senas fazes do Pré-silábica, Silábica, Silábica-alfabética.
A 'Desinvenção' da Alfabetização ocorreu por que se acreditava que os métodos utilizados na alfabetização eram incompatíveis com a teoriapsicogenética. Já em anos recentes, o conceito de Alfabetização passou por uma "reforma", sendo substituído e adquirindo um destaque no conceito de Letramento.
Está Reinvenção teria tudo para ser umbeneficio, se não fosse o fato de ter apostado na revalorização quase exclusiva da codificação/decodificação, como se o foco nas particularidades do processo de alfabetização propriamente deita não fossecompatível com a ênfase na aquisição do letramento.
Foram abertas várias discussões sobre o assunto, segundo revista ÉPOCA publicada em setembro de 2014, no artigo escrito por Camila Guimarães, "Umapesquisa nacional mostra que 79% dos brasileiros não conseguem entender um manual de instrução para usar aparelhos domésticos.", neste artigo foi criado uma tabela que avalia o domínio da linguagem,colocando-os em situações do cotidiano, foi constatado que apenas 5% dos entrevistados possuem letramento cientifico proficiente.
Já no conceito da inclusão social o jornal ESTADÃO publicado em marçode 2015, onde Vera Lucia Capelline redigiu um artigo sobre os adultos e crianças com síndrome de Down, levantando a seguinte questão: "Onde deve estudar um aluno com a Síndrome de Down?". De acordocom pesquisas feias pelo mesmo, não há uma resposta única já que a Legislação Brasileira prevê a escolarização na classe comum, tanto quanto nas escolas especiais. No entanto, as evidências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PARTE 1
  • PARTE 1
  • 1 Parte
  • Parte 1
  • Parte 1
  • Parte 1
  • Parte 1
  • Parte 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!