Partículas Elementares

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2013
Partículas Elementares

A física de hoje tem uma espécie de “tabela” que lista todas as partículas elementares que são os menores elementos presentes em tudo que há no Universo, constituem toda a matéria cósmica percebida pela visão. Estes constituintes básicos da existência não podem ser fragmentados em porções mais reduzidas, são basicamente os tijolos fundamentais da matéria.
Enquanto oselétrons, localizados em volta do núcleo atômico, realmente não podem, até onde se sabe, ser divididos em estruturas menores. Os prótons e nêutrons, situados no interior do núcleo, podem ser fragmentados em elementos conhecidos como quarks (os tijolos dos prótons e nêutrons, que constituem basicamente tudo o que você enxerga).
Há pelo menos seis espécies de quarks – up, down, strange, charm,botton e top. Somente os ‘up’ ou os ‘down’ bastam para compor os prótons e nêutrons. Os primeiros são constituídos por dois quarks ‘up’ e um quark ‘down’; enquanto os nêutrons contêm dois quarks down e um quark up.
Podemos fazer a classificação das partículas elementares tomando por base o efeito provocado pela interação forte sobre elas. Assim, chamamos de Hádrons as partículas que estão sob aação da interação forte(responsável pela coesão do núcleo atômico). Já as partículas que estão sob a ação da interação fraca (que rege os fenômenos da radioatividade) são chamadas de Léptons . (elétrons, neutrinos e mais quatro primos próximos deles).
Os Léptons são partículas de spin ½, que podem ter carga elétrica ou não (neutrinos). Parecem ser partículas verdadeiramente elementares, isto énenhuma dela aparenta ter uma estrutura interna como a dos Hádrons.O elétron é o Lépton mais familiar, mas existem o Múon (μ), o Tau (τ) e três Neutrinos ( Neutrino do Elétron, Neutrino do Múon e Neutrino do Tau).
As partículas que constituem os hádrons são os prótons, nêutrons e píons. As partículas que constituem os léptons são os elétrons e os nêutrons. Os hádrons podem ser subdivididosem mésons e bárions. Enquanto os mésons, como o píon, são bósons; os bárions, como o próton e o nêutron, são férmions.
MÉSONS: esta é uma classe de partículas nucleares que são formadas por um par quark-antiquark.
BÁRIONS: é a classe de partículas subatômicas na qual os prótons e nêutrons estão incluídos. Os bárions são formados por três quarks e constituem o núcleo atômico, juntamente com os mésons.
Paracompletar, existem 4 partículas “fantasmas”, geralmente sem peso nenhum, feitas de energia pura. Elas são os “bósons” – os tijolos das forças da natureza. A mais notória é o fóton, o tijolo (ou bóson, se você preferir) da força eletromagnética.
Nós chamamos as gangues de fótons que correm em bando por aí de “luz” e de “sinal de celular” – duas manifestações da força eletromagnética, ainda quebem distintas. As outras partículas de energia pura são os glúons, os elementos que mantém os quarks “colados” (glued) uns aos outros.Tem também os “bósons da força nuclear fraca”. Eles bem que mereciam algum nome engraçadinho, mas não ganharam. Ficou como bóson W e bóson Z.
Fechando o arcabouço das partículas elementares, vem a mais curiosa delas: justamente o bóson de Higgs. Ele entra como umaferramenta para explicar porque existem partículas “fantasmas”, sem massa, e “concretas”, com massa. A ideia é que, na verdade, todas as partículas seriam fantasmas. Mas algumas deixariam para trás seu estado fantasmagórico ao interagirem com o oceano de bósons de Higgs que permeia o Universo – a ideia foi do físico Peter Higgs, que acabou batizando a coisa. Pronto. Tudo explicado.

Acelerador dePartículas
 Os tubos de raios cátodos (CRT) de qualquer TV ou monitor de computador é, na verdade, um acelerador de partículas.
O CRT pega as partículas (elétrons) do cátodo, acelera-as, e muda sua direção usando eletroímãs no vácuo. Depois, as faz colidir em moléculas de fósforo na tela. O resultado da colisão é um ponto de luz, ou um pixel, na sua TV ou no monitor do computador.
Um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Particulas Elementares
  • Partículas Elementares
  • Particulas elementares
  • Particulas Elementares
  • Partículas elementares
  • Partícula Elementar
  • Particulas elementares
  • Particulas elementares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!