Parque estdual

317 palavras 2 páginas
osijoiasjoxiajsoiajsoixjaoisjxoaisjxoiasjoxijsaixjaoisjxoaij- soxiajsoxiajsoixjasoixj AXSJPOAsIASOIxaj xJAOSIjxAisxjOAISJX A
SX
AOIsjxiOAjsxoIXJ
AX
OAISjx
OIAJx
A

O Parque Estadual de Porto Ferreira (PEPF) está localizado a 227 Km da cidade de São Paulo e pouco mais de 120 Km da cidade de Jaú. Atualmente a região da cidade de Porto Ferreira possui cerda de 6% de suas matas primitivas, sendo a maior parte constituída pelo Parque Estadual.
A criação do Parque ocorreu no ano de 1962. O Parque possui uma área de 611,55 hectares e é uma unidade de conservação especial por ser um importante fragmento de Floresta Estacional Semidecidual e Cerrado, por estar às margens do rio Mogi-Guaçu e representar uma das poucas matas ciliares deste curso de água, além de guardar grandiosos e centenários jequitibás, bem como toda diversidade da fauna e da flora local e regional, que podem ser percebidos através da Trilha Interpretativa das Árvores Gigantes.
Dos 611,55 hectares, 180 hectares são de Cerrado, onde foram identificadas 200 espécies de árvores, entre elas, capitão-do-campo e a pimenta-de-macaco.
Já a Floresta Estacional Semidecidual, que ocupa 400 hectares do Parque, destaca-se a presença de espécies de grande porte, como o jequitibá-rosa, a figueira, o cedro e a peroba.
A Mata Ciliar, um dos últimos fragmentos da região, ocupa uma extensão de 5 km às margens do rio Mogi-Guaçu.
Os diferentes tipos de vegetação do Parque servem como refúgio para diferentes grupos de animais como lobo-guará, tamanduá-mirim, paca e várias espécies de aves como o jaó e o papagaio verdadeiro.
O Parque possui um Programa de Uso Público que teve início no ano de 1992 e passou por reestruturações nos anos de 1997, 2000 e 2002. Este programa tem como objetivos:
1. Oferecer atividades de educação ambiental, percepção ambiental e ecoturismo;
2. Divulgar características do meio biofísico, aspecto legal e histórico do Parque;
3. Desenvolver ações integradas com outros planos de

Relacionados

  • tyftygviyt
    808 palavras | 4 páginas
  • Fichamento de Geografia
    1505 palavras | 7 páginas
  • FERRAMENTAS BIOLÓGICAS PAISAGENS FRAGMENTADAS
    9017 palavras | 37 páginas