Parque do mindú - manaus am

Páginas: 5 (1162 palavras) Publicado: 7 de abril de 2011
RELATÓRIO VISITA TÉCNICA AO PARQUE DO MINDÚ

GRASIANNE GOMES DE SOUZA

RELATÓRIO VISITA TÉCNICA AO PARQUE DO MINDÚ

Relatório Apresentado ao Centro Universitário Nilton Lins para obtenção de nota parcial na matéria de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, do curso de Administração turma ADM071, solicitado pela professora Lorena Teixeira.MANAUS
2010
INTRODUÇÃO

O presente relatório é referente à visita técnica ao Parque do Mindu que ocorreu no dia 29 de Agosto das 08:30 as 09:30 h. do presente ano com a professora Lorena Teixeira tendo acompanhamento de um guia, onde posterior foi feito um levantamento a cerca do local em estudo, realizado com o intuito verificar seu estado atual e estratégias futuras de continuidade.RELATÓRIO PARQUE DO MINDU

Relatório referente à Visita técnica realizada no dia 29 de Agosto de 2010, no Parque Municipal do Mindú localizado no perímetro urbano de Manaus, no bairro do Parque Dez de Novembro, tendo como guia o Sr. Agenor.

Figura 1 – Vista panorâmica do Parque

Durante o percurso de visitação do parque nos foi repassado o histórico do parque que foi criado apartir de um movimento popular em 1989, pelos moradores do bairro Parque Dez, como forma de proteger o habitat do Sauim-de-Manaus, porém suas atividades de fato começaram a partir de 1992 com o objetivo de tornar-se uma área de interesse ecológico, com a Eco 92 e o projeto Gaia.
Administrado pela SEMMAS é voltado às atividades científicas, educativas, culturais e turísticas, o parquepossui uma área de 440.000 m2 (44 ha) da mata remanescente do Município. Em 1996, a Prefeitura de Manaus implantou toda a infra-estrutura do parque, através de um projeto arquitetônico e em 2006 houve uma reforma, pois o local e encontrava-se em estado de abandono.
Com a urbanização das trilhas, é possível caminhar, através de quatro ecossistemas distintos: mata de capoeira secundária, mata deterra firme, mata de baixo e áreas degradadas. Durante o percurso nas trilhas foi possível observar diversas plantas medicinais e madeira de lei.
O Parque Municipal do Mindu possui biblioteca com um centro de informações sobre meio ambiente, estacionamento, anfiteatro para 700 pessoas, canteiros de ervas com propriedades medicinais e aromáticas, orquidário, trilha suspenso e sinalização.Logo após o portão de acesso, um grande totem traz informações sobre o histórico do parque e seu regulamento, e ajuda o visitante a localizar-se por intermédio de mapa ilustrativo da área.
Esses percursos seguem por caminhos pavimentados de pedra, concreto ou passarelas de madeira e treliças metálicas, quando cortam córregos ou áreas úmidas. As passarelas são erguidas sobre umaestrutura formada por pilares de aço de perfis laminados, com fundações de concreto.

Figura 2 – Trilha Suspensa

As trilhas levam à praça principal, a da Sumaúma, em torno da qual foram erguidas coloridas edificações, como o Centro de Atividades, o Anfiteatro e o Chapéu de Palha com café da manhã.

Figura 3 – Chapéu de palha

Foi através da Lei Municipal nº 219, de 11 denovembro de 1993, que a referida área se tornou área de interesse ecológico vinculada à SEMMAS, se integrando ao Sistema Municipal de Unidades de Conservação, na categoria de Parque Municipal passando a regido pela regulamentação de Parques Nacional Brasileiros, mas apesar dessa regulamentação, observamos o descaso do poder público e da própria população com a degradação ambiental.
O Parquedo Mindu oferece atividades de educação ambiental, eventos, prática de caminhadas, café da manhã regional aos domingos e acesso aos portadores de necessidades especiais.
apesar de toda essa tocante de importancia do meio ambiente de educação ambiental, observamos que o parque não se encontra em um bom estado de conservação, foi visto muito lixo, um igarapé muito poluído, cuja nescente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parque do mindu- manaus am
  • Parque do Mindu
  • Quais as implicações de um transporte para o polo industrial de Manaus (AM)
  • Dinamica Fluvial Na ilha do Careiro
  • Planejamento Urbano
  • Reajuste da tarifa de ônibus de manaus-am e a injustiça
  • DIVERGENCIAS DE REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE MANAUS AM
  • História do bairro da praça 14 manaus am

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!