Parnasianismo em portugal

Páginas: 9 (2203 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
Parnasianismo em Portugal
O parnasianismo é uma escola literária ou um movimento literário essencialmente poético, contemporâneo do naturalismo-realismo. Um estilo de época que se desenvolveu na poesia a partir de 1850 na França.
Originou-se na França, representou na poesia o espírito positivista e cientifico da época, surgindo no século 19 em oposição ao romantismo. Nasceu com umapublicação de uma serie de poesias, precedendo de algumas décadas o simbolismo. O seu nome vem de Monte Parnaso, a montanha que, na mitologia grega era consagrada a Apolo e ás musas, uma vez que seus autores procuravam recuperar os valores estéticos da antiguidade clássica.
O parnasianismo caracteriza-se pela sacralidade da forma, pelo respeito as regras de versificação,pelo preciosismo rítmico evocabular,pela rima rica e pela preferência por estruturas fixas,como os sonetos.O emprego da linguagem figurada é reduzido,como a valorização do exotismo e da mitologia. Os temas preferidos são os fatos históricos, objetos e paisagens. A discrição visual é o forte da poesia parnasiana

Parnasianismo em Portugal: Em Portugal, o movimento não foi muito importante,tendo como autores Gonçalves Crespo(que era um escritor brasileiro que se casou com uma portuguesa e se mudoiu para portugal), João Penha , Antonio Feijó e Cesário Verde.

As características do parnasianismo são: preciosismo, objetividade e impessoalidade, arte pela arte, estética/culto à forma, rimas ricas, valorização dos sonetos, metrificação rigorosa, descritivismo,temática Greco-romana,cavalgamento ou encadeamento sintático .O Romantismo em Portugal
A implantação do romantismo em Portugal ocorre num contexto sociopolítico. São os anos posteriores às invasões francesas, que tinham originado o refúgio da corte portuguesa no Brasil e é também o tempo em que o desejo de independência dessa colônia ganha força. Na metrópole multiplicam-se as lojas maçônicas e germinam os ideais liberais.
Travam-se as lutas civisentre miguelistas e liberais, e, por duas vezes, depois da Vila francada e da Abjuração da Carta, muitos partidários de D. Pedro tiveram de exilar-se em Inglaterra e França. Dois desses partidários eram os jovens escritores Almeida Garrett e Alexandre Herculano.
Caracteristicas do romantismo:
Subjetivismo (individualismo) – Tudo é expresso pela liberdade criadora e particular de cada um.Evasão – Fuga do mundo real,volta-se ao passado,pela viagem a lugares
Exoticos ou pela morte.
Ruptura das regras clássicas – Opta-se pela liberdade formal. Mas isso não é rigoroso.
Idealização da mulher - ou é idealizada (intocável, angelical) ou é vista como um demônio de sedução (erotizada, sensualizada)
Culto à natureza - Ela é sempre fonte de inspiração
Ilogismo - O ser romântico éindefinido, instável. Sonho = lugar onde tudo é possível
O exótico e o pitoresco - lugares remotos, encantados, terras selvagens, gente diferente. Retorno ao passado
Fé = Profundo sentimento religioso.
Senso de mistério e misticismo - Lado oculto das coisas, dos seres, dos lugares.
Patriotismo, nacionalismo Supervalorização do amor - Sem ele a morte e a loucura aparecem encerrando os romances.
Spleen -melancolia, angústia pela perda dos ideais.



Segunda e terceira geração do romantismo no Brasil
Segunda geração do romantismo
A segunda geração surgiu em meados da década de 50 do século XIX e, na contramão da primeira geração, traz uma poesia onde o eu-lírico volta-se mais para si, afastando-se dos acontecimentos políticos e sociais da época. Com inspiração de Lord Byron, poetabritânico, a poesia da segunda geração tinha em suas temáticas o pessimismo, o apego aos vícios e o foco nos sentimentos, que apareciam de forma exagerada e idealizada na poesia.Também temos o gosto pela noite, a melancolia, o sofrimento, temáticas mórbidas e o medo do amor, este sendo um sentimento idealizado, um devaneio onde existem imagens sensuais e eróticas que nunca são vivenciadas e vistas na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parnasianismo em portugal
  • parnasianismo
  • Parnasianismo
  • Parnasianismo
  • Parnasianismo
  • Parnasianismo
  • Parnasianismo
  • Parnasianismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!