Parnaseanismo e simbolismo

680 palavras 3 páginas
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

PARNASIANISMO E SIMBOLISMO

Ipiaú-BA
09/12/2014

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

PARNASIANISMO E SIMBOLISMO

Ipiaú-BA
09/12/2014

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Parnasianismo e simbolismo

Introdução

Duas concepções poéticas diferentes - Nas últimas décadas do século XIX, a literatura brasileira trilhou novos caminhos, abandonando o exagerado sentimentalismo dos românticos. Enquanto na prosa, houve o desenvolvimento do Realismo e do Naturalismo, na poesia presenciamos o surgimento de dois novos movimentos: O Parnasianismo e o Simbolismo.
Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiram na França.
O parnasianismo é um movimento literário essencialmente poético.

Parnasianismo:
O parnasianismo é uma escola literária ou um movimento literário essencialmente poético, contemporâneo do Realismo-Naturalismo. Um estilo de época que se desenvolveu na poesia a partir de 1850, na França.
Origens:
Movimento literário que originou-se na França, representou na poesia o espírito positivista e científico da época, surgindo no século XIX (19) em oposição ao romantismo.
Nasceu com a publicação de uma série de poesias, precedendo de algumas décadas o simbolismo uma vez que os seus autores procuravam recuperar os valores estéticos da antiguidade clássica. O seu nome vem do Monte Parnaso, a montanha que, na mitologia grega era consagrada a Apolo e às musas.
Caracteriza-se pela sacralidade da forma, pelo respeito às regras de versificação, pelo preciosismo rítmico e vocabular, pelas rimas raras e pela preferência por estruturas fixas, como os sonetos. O emprego da linguagem figurada é reduzido, com a valorização do exotismo e da mitologia. Os temas preferidos são os fatos históricos, objetos e paisagens.
Características gerais:
Preciosismo: focaliza-se o detalhe

Relacionados

  • Parnasianismo e simbolismo
    1199 palavras | 5 páginas