Parlamentarismo x presdencialismo

357 palavras 2 páginas
Parlamentarismo e Presidencialismo
Atualmente, o presidencialismo tem deixado a desejar, pois, este tipo de governo está cada vez menos preocupado com o que realmente interessa ao povo que elege o presidente. Isso nos leva a crer que o governo parlamentarista seria a solução, pois a eleição ocorreria através dos parlamentares, pessoas que possuem conhecimentos para eleger um presidente e que não sofreriam influências com promessas enganosas.
No presidencialismo, o povo elege o outrora candidato e, mesmo que tenha sido uma escolha errada e o Chefe de Estado não cumpra tudo o que prometeu, é necessário aguardar o prazo de quatro anos até o fim do mandato - a menos que, o então presidente renuncie ou, seja cassado.
Neste governo, o Presidente acumula funções, o de Chefe do Estado e Chefe do Governo.
Já no parlamentarismo, existe uma união entre Governo e Parlamento. É necessário que haja uma relação de confiança entre ambos. Pois, se o Governo adotar uma postura considerada incorreta, o Parlamento perde a confiança, o que ocasionará, consequentemente, na perca do mandado do mesmo (e vice-versa). Neste regime o Presidente não acumula funções, pois será apenas o Chefe de Estado, que por sua vez, irá delegar a função de Chefe do Governo ao Primeiro Ministro.
Optamos então, pelo regime Parlamentarista, pois através dele existe a possiblidade de mandar o "político corrupto" de volta para a casa antes do tempo previsto. O que não ocorre no regime Presidencialista.
Vale ressaltar que, para o parlamentarismo funcionar, é necessário que o governo seja afetivo e ao mesmo tempo estável.
Muitas pessoas acreditam que seria mais fácil melhorar o regime que já existe no Brasil, do que adotar um novo. E é então que surge a pergunta: será que os brasileiros estão tão acomodados a ponto de não desejarem mais mudanças? Acredito que já houve tempo suficiente para esse regime se aprimorar, e por mais que tudo que é novo gere receio (por ser desconhecido), é necessário mudarmos

Relacionados