parlamentarismo ou presidencializmo

442 palavras 2 páginas
Parlamentarismo ou Presidencialismo

Parlamentarismo e Presidencialismo são de um modo geral maneiras de se comandar um país de diferentes modos. No Brasil o presidencialismo é que comanda tudo, são eleitos presidentes por votações que o povo participa, no entanto é a forma mais justa de se eleger um presidente que vai comandar o país, muitas vezes a população não escolhe perfeitamente o presidente que votou, não avaliam o seu perfil completamente para saber se o eleito vai fazer um bom partido, todos sabem que colocar toda a responsabilidade de todo um país encima só de uma pessoa para decidir o que certo ou errado não é tarefa fácil, mas todos sabem que se o presidente for competente ele vai fazer a coisa certa sem que prejudique ninguém no país.
O Brasil já passou em 1988 e 1993 por votação para ver se o elegiam parlamentarismo ou presidencialismo, mas quem ganhou foi presidencialismo como é atualmente nos dias de hoje. No país tem que ter uma pessoa responsável por tudo no caso o presidente ou presidenta, imagina só um país que tivesse várias pessoas mandando não daria muito certo, no presidencialismo o presidente age da forma coreta, deputados criam algum tipo de lei ou norma que primeiro passa pelo presidente ou presidenta para ser aprovada.
Com o presidencialismo tem se um gabinete que contém os seguintes três poderes: o executivo, o legislativo, e o judiciário, que são exercidos pelo presidente da republica, congresso nacional e pelo supremo tribunal federal, sendo que nenhum pode prejudicar o outro. Para eleger um novo presidente o eleitor participa de todos os processos, escolhe o partido que vai votar, podendo escolher qual ele achar o melhor no momento para comandar o país, podendo se não for eleito no primeiro turno haverá o segundo, e se mesmo assim empatarem coisa muito difícil de acontecer ganhara quem for mais tempo de partido.
No presidencialismo os trabalhadores podem eleger diretamente as chefias de governo, no parlamentarismo os

Relacionados