PARECER JURÍDICO

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
PARECER JURÍDICO



Excelentíssimo Senhor,

EMENTA

LINDB. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. UNIÃO HOMOAFETIVA. ADOÇÃO.

RELATÓRIO

Um casal homoafetivo (casal formado por pessoas domesmo sexo) desejam adotar Maria, uma criança de 5 anos de idade, abandonada na porta do casal, solicitando então, a adoção judicial da menor em questão. Por não estar expressa na lei que pessoas domesmo sexo podem participar do processo de adoção, o juiz poderá indeferir o caso por falta de previsão jurídica?
É o relatório. Passo a opinar.

FUNDAMENTAÇÃO

De acordo com o art. 4º da Lei deIntrodução às Normas do Direito Brasileiro, “Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito”. Portanto, o caso não poderá serindeferido por falta de previsão jurídica.
Usando da analogia, o juiz poderá julgar o caso utilizando como base o Art. 42 do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90, § 2º “Para adoçãoconjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência.” Já que esse nãoestipula que os adotantes sejam casais do mesmo sexo, deixando livre então, que qualquer casal casado civilmente ou que mantenham união estável, sendo do mesmo sexo ou não, desde que comprovemestabilidade, estão aptos para o processo de adoção.


CONCLUSÃO

Sendo assim, o caso não poderá ser indeferido por falta de previsão jurídica, pois a própria lei abre espaços para usar da analogia,costumes e princípios gerais do direito, tornando todo caso capaz de ser julgado. Portanto, com base em outras leis (Art. 42 do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90, § 2º), o casalhomoafetivo torna-se capaz para adoção da menor Maria, desde que sigam os requisitos estabelecidos, como união estável e estabilidade.
É o parecer.

Serra, Espírito Santo – 26 de agosto de 2013...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parecer juridico
  • parecer jurídico
  • Parecer juridico
  • Parecer Jurídico
  • Parecer juridico
  • Parecer jurídico
  • Parecer Jurídico
  • PARECER JURÍDICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!