Parecer de um franciscano sobre o sistena de encomieda

2574 palavras 11 páginas
América Colonial I

Parecer do Franciscano Pedro Mexía Propondo a Supressão do Sistema de Encomenda

Universidade de São Paulo
São Paulo - 2012

1. O autor: Pedro Mexía e a Ordem de São Jerônimo.

Pedro Mexía (ou Petrus Mejía) foi um frade pertencente à Ordem dos Franciscanos. A Ordem dos Frades Menores (em latim Ordo Fratrum Minorum, O. F. M.), também conhecida por Ordem dos Franciscanos ou Ordem Franciscana, é a ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis. A presença franciscana era concomitante a dos dominicanos e dos jerônimos. Esta última bastante influente.

A natureza da presença dos jerônimos nas colônias caribenhas foi objeto de distintas opiniões. A mais aceita até hoje, é considerá-los como verdadeiros governadores. Opinião contestada por Bartolomeu de las Casas, segundo ele os jerônimos não iam para a colônia como governadores, mas somente para entender mais sobre os índios nativos.
Os jerônimos preocupados com a situação dos indígenas, submetidos ao sistema de encomenda solicitaram que os frades dominicanos e franciscanos enviassem suas opiniões sobre os melhores meios de governar e conservar os indígenas.

Pedro Mexía foi designado para, em nome dos franciscanos, escrever um parecer sobre a situação dos indígenas na ilha Espanhola. O frei franciscano residia na ilha a cerca de doze anos. E defende em seu parecer a substituição da mão de obra indígena, pela mão de obra de escravos negros.

2. O Sistema de Encomendas.

A Encomenda consistia na entrega de um grupo de indígenas a um colonizador espanhol (encomendeiro) que deveria oferecer-lhes "proteção, educação e evangelização" em troca da mão de obra como forma de tributo. O dever do encomendeiro era instruir os indígenas na fé católica e ensiná-los bons costumes. Os indígenas eram reagrupados pelos encomenderos, em povos chamados "doctrinas", onde deviam trabalhar e receber o ensino da doutrina cristã a cargo geralmente de religiosos pertencentes a

Relacionados