parcson molestia

304 palavras 2 páginas
Na contextualização, você situa o leitor a respeito do tema estudado e de sua questão de pesquisa. Por isso, identifique, nessa seção, a sua área temática e coloque alguns antecedentes do assunto/tema, “recortando”, delimitando o objeto de sua futura pesquisa.
É preciso observar que a introdução não é parágrafo ou parágrafos em que o aluno, com uma linguagem “mais bela”, inicia a abordagem de um assunto ou tema. Ela é, ao contrário, a exposição de objetivos ou temas que serão abordados e desenvolvidos após a introdução. Além disso, ela possui funções bastante específicas, a saber:
 Orientar o aluno, favorecendo um maior controle, domínio, segurança e ordenação na elaboração do texto. Na introdução, o aluno fixa para si mesmo, antes de tudo, o que irá abordar e como fará isso. Por isso, na situação em que o aluno tiver liberdade para escolher o que irá abordar no texto, ele deve colocar na introdução apenas os objetivos que poderão ser efetivamente realizados;
 Introduzir o leitor ao texto, isto é, apresentar-lhe o que será abordado, orientar sua leitura e permitir que, ao final, possa avaliar se os objetivos foram realizados.
 Lembre-se sempre que é preciso ter clareza no que se está escrevendo e, principalmente, um foco definido. Há uma tendência de falar muito sobre o assunto na contextualização e fugir do que foi proposto no problema de pesquisa, no objetivo da pesquisa. Não é preciso se preocupar com um texto extenso que retrate detalhadamente a evolução daquele tema, mas com uma redação clara, concisa e bem estruturada que permita ao leitor uma visão situacional do problema que você está pesquisando.

Relacionados