Parceria familia e escola

Páginas: 20 (4906 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014


CÁSSIA CRISTINA FERNANDES SILVA /Matrícula: 2013.12151
LUCIANA SACRAMENTO FAGUNDES/Matrícula: 2013.12315







PROJETO de INTERVENÇÃO






Ouro Preto, 13 de julho de 2014
SUMÁRIO

1)Tema da Pesquisa...............................................................................................3
2)Colocação de Problemas...................................................................................3
3) Caracterização da Escola...................................................................................4
4)Objetivos..............................................................................................................6
2.1- Objetivo Geral .....................................................................................6
2.2 – Objetivosespecíficos ........................................................................ 6
5) Justificativa.........................................................................................................7
6) Fundamentação Teórica.....................................................................................7
7) Estratégias de Ação e Metodologia..................................................................12
8) Cronograma de ações........................................................................................15
9)Referências.........................................................................................................16..
10)Anexos...............................................................................................................181)Tema da Pesquisa: Parceria Escola & Família
2)Colocação de Problemas:
Atualmente a escola se depara com novos desafios, entre eles, o de ter uma Gestão Democrática. E uma das características dessa gestão é o diálogo entre todos os envolvidos no processo:professores, pais e alunos.
Assim, na posição em que estamos, como Coordenadora e direção de escola, todo momento, ouvimos professores reclamar da pouca participação dos pais em relação aos estudos dos filhos. E, ao mesmo tempo, a família se queixa da escola. Ser articulador é uma das características que compõem o perfil do diretor e coordenador escolar. Por isso, percebemos a necessidade de amenizaresta situação, fazendo uma intervenção para que escola e família falem “a mesma língua” sendo uma equipe visando ao seu foco maior: a aprendizagem dos alunos.
Tradicionalmente, a família tem sido apontada como parte fundamental do sucesso ou fracasso escolar. A busca de uma harmonia entre família e escola deve fazer parte de qualquer trabalho educativo que tem como foco a formação de um indivíduoautônomo.
Essa harmonia entre escola e família baseia-se na divisão do trabalho de educação de crianças, jovens e adultos, envolvendo expectativas recíprocas. Levando em consideração que o ser humano aprende o tempo todo, nos mais diversos interesses que a vida lhe apresenta, o papel da família é essencial, pois é ela que determina, desde cedo, o que seus filhos precisam aprender, quais sãoinstituições que devem freqüentar o que é necessário saberem para tomarem as decisões que os beneficiem no futuro.
Os problemas encontrados na maioria das vezes são pais responsabilizando a escola pela educação e escola cobrando dos pais. Família e escola devem ser pontos de apoio e sustentação aos alunos. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados naformação do aluno.
A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares e é importante que pais, professores, filhos e alunos compartilhem experiências, entendem e trabalhem as questões envolvidas no seu cotidiano sem cair no julgamento- culpado x inocente, porém buscando compreender as nuances de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importância Da Parceria Escola E Família
  • Família e Escola: Uma parceria que dá certo
  • Parceria Escola Familia
  • Parceria entre escola e família
  • Real Parceria Escola e familia
  • Família e escola: uma parceria que dá certo.
  • Escola e família uma parceria de sucesso
  • Familia e escola uma parceria necessária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!