Paratorm Nio

264 palavras 2 páginas
O QUE É ?
O Paratormônio(PTH) é um hormônio produzido pelas glândulas paratireóides, que se localizam posteriormente à tireóide, atua controlando a concentração de cálcio e fósforo e aumentando a absorção de vitamina D no organismo.

ATUAÇÃO
O hormônio tem basicamente três áreas de atuação:
Intestino :
Rins:
Osso:

CALCITONINA E O PARATORMONiO calcitonina é um hormônio produzido pela Tireoide. Sua função é tirar o cálcio do sangue e depositá-lo nos ossos. O paratormônio(PTH) atua com antagonista à calcitonina, ou seja, ele tira o cálcio dos ossos e o leva para um órgão que necessita. Dessa forma, a calcitonina e o paratormônio mantêm um nível adequado de cálcio no sangue, condição essencial para o bom funcionamento das células.

PATOLOGIAS
Hipoparatiroidismo
É a doença resultante da falta de produção do PTH pelas glândulas paratireoides. A falta desse hormônio causa a redução do cálcio no sangue. Os sintomas são decorrentes da falta de cálcio: Fraqueza, cãibras, sensação de formigamento no corpo, dormência nas mãos, espamos involuntários.
Hiperparatiroidismo
É a doença resultante do excesso de produção de PTH pelas glândulas paratireoides. O excesso deste hormônio causa aumento do cálcio no sangue e urina. A maioria dos pacientes não apresentam sintomas. No entanto, uma pequena parcela pode apresentar fraqueza, falta de apetite, náuseas, vômitos, intestino preso, depressão, sede e muita vontade de urinar.
Osteoporose
É uma doença caracterizada pela redução da massa óssea, o que pode acarretar em fraturas. A maioria dos pacientes não apresentam sintomas. No entanto, existe um aumento no risco de fraturas.

Equipe

Débora Pereira
Mayane Lyra
Taylane Neves

Salvador - Bahia
2014

PTH
Paratormônio

Relacionados

  • Paratorm nio Calcitonina Metabolismo de C lcio e
    2763 palavras | 12 páginas