PARASITOLOGIA- CRYPTOSPORIDIUM

1330 palavras 6 páginas
PARASITOLOGIA- CRYPTOSPORIDIUM

HISTÓRICO

Tyzzer, em 1907, descreveu pela primeira vez, no tubo digestivo do camundongo comum, um protozoário esporozoário cujo papel como patógeno só foi reconhecido décadas após. Este patógeno, denominado Cryptosporidium, foi reconhecido, a partir dos anos 70, como causador de enterite em perus, bovinos, Várias espécies de peixes e répteis, e no homem. Os primeiros casos humanos foram descritos em 1976em indivíduos expostos a animais domésticos, mas a doença humana causada por este agente, denominada criptosporidiose, só adquiriu verdadeira importância após o reconhecimento da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) em 1982. À parte seu comportamento oportunista nestes pacientes, verificou-se que o Cryptosporidium também representa uma importância causa de gastroenterite aguda em imunocompetentes.

MORFOLOGIA E BIOLOGIA

O Cryptosporidium é um protozoário pertencente à família Cryptosporididae, ordem Eucoccidiida, classe Sporozoasida, filo Apicomplexa, filo Apicomplexa. Este parasita está estreitamente relacionado com protozoários dos gêneros Isospora e Eimeria, que também se desenvolvem nos epitélios gastrointestinal e respiratório. Cerca de 20 espécies foram reconhecidas, pressupondo especificidade de cada uma delas por um diferente hospedeiro, mas atualmente são aceitas apenas as seguintes: C nasdorum, parasita de peixes. C baileyi e C. maleagridis, que infectam aves, C. Parvum e C. muris, que causam infecção em mamíferos. O C. parvum é responsável pela infecção humana e da maioria dos mamíferos. Técnicas de biologia molecular poderão, no futuro, modificar o sistema de classificação desde protozoários.
O ciclo evolutivo do Cryptosporidium se processa em um único hospedeiro. A infecção se inicia com a ingestão de alimentos ou água contaminados por oocistos eliminados pelas fezes de indivíduos ou animais infectados. Os oocistos medem de 2 a 8 mm e possuem no seu interior quatro esporozoítos infectantes

Relacionados