Parasitas

Páginas: 3 (565 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
Noções de Parasitologia

A Parasitologia tem por fim o estudo morfológico e biológico dos animais e vegetais parasitas.
Parasita é um ser vivo que durante uma parte ou a totalidade da suaexistência vive na dependência doutros seres organizados.

Diferentes modos de parasitismo
Os modos de parasitismo variam dentro de limites muito vastos. Podeclassificar-se em três modalidades distintas:
I- Acidental: é o que se observa quando alguns animais livres, vivem um determinado tempo no organismo humano.
II- Facultativo: é o caso dum certo númerode seres vivos, animais ou vegetais, que vivendo habitualmente nas matérias orgânicas em decomposição, podem em certas circunstâncias encontrar-se sobre um organismo vivo, em feridas por exemplo.III- Obrigatório: certos organismos não podem viver a não ser na dependência de outros, isto é, têm de se hospedar em certos organismos vivos para continuarem o seu desenvolvimento. O parasitismoobrigatório pode fazer-se de diferentes maneiras:
a) Temporário- é o caso da maior parte dos animais mais hematófagos- mosquitos, percevejo e sanguessuga- que alimentando-se de sangue abandonam o seuhospedeiro logo que estão satisfeitos.
b) Estacionário- é o caso das ténias que se demoram um tempo mais ou menos longo no seu hospedeiro. Pode por sua vez dividir-se em:
I- Periódico- são organismosque são parasitas uma parte da sua existência, quer no estado adulto, quer no estado larvar.
II- Permanente- dá-se com os parasitas que ficam nos hospedeiros durante toda a sua vida ou que só seencontram na natureza no estado de ovos.
Pode acontecer que um parasita que se desenvolve normalmente num animal se encontre acidentalmente no homem. Dá-se então o nome de parasita errante ou perdido.Pode ainda suceder que um parasita deixe acidentalmente um órgão, onde se desenvolve normalmente, para se fixar noutro. Designa-se neste caso com o nome de parasita irregular.

Resumindo:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • parasita
  • Parasitas
  • parasitas
  • Parasitas
  • Parasitas
  • parasitas
  • Parasitas
  • Parasitas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!