Parasianismo

366 palavras 2 páginas
Parnasianismo no Brasil
O Parnasianismo tem seu marco inicial com a publicação de “Fanfarras” de Teófilo Dias, em 1882. Contudo, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Raimundo Correia também auxiliaram a implantação do Parnasianismo no Brasil.A estética parnasiana, originada na França, valorizava a perfeição formal, o rigor das regras clássicas na criação dos poemas, a preferência pelas formas fixas (sonetos), a apreciação da rima e métrica, a descrição minuciosa, a sensualidade, a mitologia greco-romana. Além disso, a doutrina da “arte pela arte” esteve presente nos poemas parnasianos: alienação e descompromisso quanto à realidade.Contudo, os parnasianos brasileiros não seguiram todos os acordos propostos pelos franceses, pois muitos poemas apresentam subjetividade e preferência por temas voltados à realidade brasileira, contrariando outra característica do parnasianismo francês: o universalismo.Os temas universais, vangloriados pelos franceses, se opunham ao individualismo romântico, que revelava aspectos pessoais, desejos, aflições e sentimentos do autor.
Outra característica que o Parnasianismo brasileiro não seguiu à risca foi a visão mais carnal do amor em relação à espiritual. Olavo Bilac, principalmente, enfatizou o amor sensual, entretanto, sem vulgarizá-lo.No Brasil, os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac e Raimundo Correia.
O poema “Profissão de fé” de Olavo Bilac é uma representação da estética parnasiana no Brasil.
Simbolismo no Brasil
O Simbolismo chegou ao Brasil em 1893, com a publicação das obras Missal (prosa) e Broquéis(poesia), ambas de autoria de Cruz e Sousa, que é considerado o maior autor simbolista.Além de Cruz e Sousa, destacam-se Alphonsus de Guimaraens e Pedro Kilkerry.
Suas principais características são : No plano temático: a morte, a transcendência espiritual, a integração cósmica, o mistério, o sagrado, o conflito entre matéria e espírito, a angústia e a sublimação sexual, a escravidão e uma verdadeira obsessão por

Relacionados

  • PARASIANISMO
    2296 palavras | 10 páginas