Paraná Levantamento histórico por ciclo econômino

2552 palavras 11 páginas
Sumário

1. Introdução ---------------------------------------------------------
2. Ciclo da Erva-Mate-----------------------------------------------
3. Ciclo do Ouro------------------------------------------------------
4. Ciclo do Café -----------------------------------------------------
5. Conclusão ---------------------------------------------------------
6. Referências Bibliográficas --------------------------------------
7. Anexos --------------------------------------------------------------

1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo contar como ocorreu o processo de colonização do estado do Paraná, pelos seus principais ciclos econômicos erva-mate, ouro e café. Nas páginas a seguir está como, o que cada um fez o que trouxe de bom para o estado e no que ajudo no seu desenvolvimento.
A escolha por se fazer por ciclos econômicos se deu pela importância de tratar como cada um se fez no estado, desde o desenvolvimento econômico, às várias etnias que foram atraídas para o estado.
Paraná significa na língua Guarani “rio caduloso”, os índios primeiros habitantes desta terra, eram divididos entre os tupis-guaranis, os kaingang e xokléng que viviam no noroeste até o oeste do estado e nos campos gerais. Foram os primeiros a utilizar a erva-mate bebida que neles causa sensações estranhas, no qual os jesuítas espanhóis que chegaram aqui julgavam sensações do diabo, mais isso não impediu que a erva-mate se tornasse um dos principais e mais importantes produtos do estado, que junto com seu desenvolvimento trouxe melhorias para o estado.
O ciclo do ouro ajudou na colonização do estado do Paraná, foi através do ouro que os lusitanos para cá vieram e começaram com o processo de colonização no primeiro planalto, lembrando que o ouro extraído aqui não fez com que os portugueses enriquecessem, a busca pelo ouro paranaense fez com que se fundasse a cidade Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que mais tarde veio a ser Curitiba em

Relacionados