Parametros Antropom Em Biomecanica

3465 palavras 14 páginas
ANÁLISE DOS FATORES
ANTROPOMÉTRICOS EM BIOMECÂNICA

Prof. Dr. André Luiz Felix Rodacki___________________________________

1

Parâmetros antropométricos em Biomecânica
Antropometria é a ciência que estuda quantitativamente tamanho, massa, forma e as propriedades inerciais do corpo humano ao longo de seu desenvolvimento. Esta ciência é de fundamental importância para a biomecânica, pois fornece vários parâmetros essenciais para a determinação quantitativa de variáveis importantes na análise da performance de atividades físicas desempenhadas em contextos laborais e esportivos. No contexto da ergonomia, a antropometria auxilia (a) na avaliação de posturas e distâncias de alcance dos controles, como pode ocorrer no planejamento de uma estação de trabalho; (b) na determinação dos espaços livres (clearance) nos locais e estações de trabalho (máquinas e obstáculos) que permitem mobilidade e reduzem os riscos de acidente e; (c) na identificação de parâmetros corporais (ex. inércia, centro de massa) necessários na determinação das forças que atuam sobre o corpo. A figura 1 mostra, equematicamente, uma série de pontos utilizados na determinação dos referenciais dos comprimentos corporais nos planos sagital e frontal.

Prof. Dr. André Luiz Felix Rodacki___________________________________

2

Figura 1 – Pontos anatômicos referenciais para a determinação de comprimentos corporais (Adaptado de Gordon et al., 1989).

As propriedades físicas dos do corpo humano e de seus segmentos
O corpo humano é considerado como um sistema de ligações mecânicas, as quais possuem propriedades de forma e tamanho determinadas. O conhecimento de vários parâmetros (ex., massa, centro de massa, inércia, origem e inserção, comprimento muscular, ângulo de tração, secção transversal muscular) são importantes na análise do movimento humano. Dentre estas, o comprimento dos segmentos corporais é a dimensão mais básica do corpo humano e pode variar de acordo com vários fatores, tais como sexo, etnia e

Relacionados

  • Arquitetura
    29803 palavras | 120 páginas
  • PROJETO PEDAG GICO DO CURSO DE MEDICINA Reparado
    121159 palavras | 485 páginas