PARALISIA CEREBRAL

Páginas: 5 (1114 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
PERFIL DOS PACIENTES ACOMETIDOS POR PARALISIA CEREBRAL ATENDIDOS NO CEPROESTE NA CIDADE DE BARREIRAS-BAHIA

Lorena Barbosa Silva1
Ana Érica Reis da Silva2

RESUMO
O presente estudo objetivou identificar quais são os principais tipos de pacientes com Paralisia Cerebral são atendidos no CEPROESTE. Os dados foram obtidos através de consulta dos prontuários no total de 282 pacientes sendodesses, 146 apresentando dados e diagnósticos médico de Paralisia Cerebral. Foi analisada a prevalência de gênero, a faixa etária, a cidade onde reside, o tipo de parto, a renda familiar, os tipos de paralisia cerebral, as causas da paralisia, entre outros aspectos.

PALAVRAS – CHAVE: Paralisia Cerebral, Encefalopatia.

ABSTRACT
This study had the purpose of identifying the main types ofpatients with cerebral palsy attended to at CEPROESTE. The data have been obtained through consultation to medical records of a total of 282 patients. Among these, 146 had data and medical diagnosis of cerebral palsy. Aspects like gender prevalence, age group, the city where patients live, the type of childbirth, the family´s income, the types of cerebral palsy, their causes, among others, wereanalysed.
KEYWORDS: Cerebral Palsy, Encephalopathy.



INTRODUÇÃO
Paralisia cerebral (PC) também pode ser denominada como Encefalopatia Crônica Não Progressiva da infância, sendo esta caracterizada por uma lesão cerebral, devido a falta de oxigenação no sistema nervoso central(SNC), ocorrida no período pré, peri ou pós-natal, na fase de maturação estrutural e funcional do SNC.
A PC éclassificada de acordo com o tipo de comprometimento motor relacionado com a área do SNC que foi lesionada, podendo assim ser classificada em: Espástica (monoparética, hemiparética, Diparética e tetra ou quadriparética), Discinética (coréica, atetóide e distônica), Atáxica, Mista e Hipotônica. A PC também é classificada de acordo com o grau de severidade leve, moderada ou grave.

OBJETIVO GERAL
Traçar operfil dos pacientes portadores de paralisia cerebral atendido pelo CEPROESTE na cidade de barreiras.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
-Relatar o alto índice de paralisia cerebral na região oeste da Bahia;
-Identificar a principal causa da paralisia cerebral.

METODOLOGIA
Esta pesquisa tem caráter quantitativo e foi realizada no Centro de Prevenção e Reabilitação do Oeste Baiano (CEPROESTE) que é umaunidade de Saúde Integrante da Rede Estadual de Assistência às Pessoas com Deficiências Físicas, de forma integral e com enfoque interdisciplinar.
As Informações adquiridas foram retiradas através de uma seleção de prontuários das crianças com paralisia cerebral. Os critérios de inclusão foram: ser acometido por PC, ser atendido no CEPROESTE e estar frequentando o centro. Os critérios deexclusão foram estar inativos, ou seja, não estar mais frequentando o centro, e ser portador de qualquer outro tipo de patologia. A população da pesquisa foi composta por 228 indivíduos, sendo a amostra composta por 146 pacientes com PC que são atendidos no centro e estão ativos, no momento.

RESULTADOS
A partir das coletas de dados, obtive os seguintes resultados:
Dos 282 pacientes que são atendidosno CEPROESTE, 146 apresentam Paralisia Cerebral o que equivale a 52% dos casos. E 48% possuem outros tipos de patologia, como pode ser observado no gráfico 1.

Das crianças com Paralisia Cerebral, houve maior prevalência no sexo masculino 58% em relação aos 42% do sexo feminino, como pode ser observado no gráfico 2:

Das crianças em questão, 24% possuem de 01 a 04 anos de idade; 51% de 05 a 09anos e 25% de 10 a 14 anos, como pode ser observado no Gráfico 3:

No Gráfico 4, Constatou-se que 55%, residem na cidade de Barreiras e 45% nas cidades vizinhas.

Da totalidade de indivíduos pesquisados, 70% tem rendimento familiar de 1 a 2 salários mínimos; 15% menos que 1 salário mínimo; 1% não tinha nenhum rendimento e 14% não constavam nos prontuários (GRÁFICO 5).

Ao investigar no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia Cerebral
  • paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!