Paragrafação do texto A REINVENÇÃO DA POLÍTICA: RUMO A UMA TEORIA DA MODERNIZAÇÃO REFLEXIVA

446 palavras 2 páginas
PARAGRAFAÇÃO DO TEXTO

A REINVENÇÃO DA POLÍTICA: RUMO A UMA TEORIA DA MODERNIZAÇÃO REFLEXIVA
O escritor Ulrich Beck, no capítulo 1 do livro Modernização Reflexiva, que aborda como assunto principal a reinvenção politica e inicia sua teoria da modernização reflexiva.
O ano de 1989 ficou marcado com a queda do muro de Berlim, assim marcando o fim de uma era comunista. Apesar de aparentemente haver uma estabilidade, deu-se a perceber que o ocidente também foi afetado pelo colapso do lado leste.
A modernização reflexiva da sociedade industrial daquela época aconteceu silenciosamente, sem questionar as pequenas medidas de reflexão, logicamente a modernização reflexiva tem que ser diferente das categorias de simples de mudança social: crise, transformação social e revolução.
Vale lembrar que o significado da modernização reflexiva, significa a autodestruição criativa para toda uma época, em consonância com a auto confrontação dos efeitos da sociedade de risco, e não pode ser tratado ou assimilado no sistema da sociedade industrial.
Sendo assim a modernização reflexiva traz a ideia de que muitas modernidades são possíveis, em oposição à ideia fatalista de que só existe uma forma de modernidade, apenas da sociedade industrial.

REFERÊNCIA:
BECK, Ulrich. A reinvenção da política: rumo a uma modernização reflexiva. In: GIDDENS, Anthony. LASH, Scott. Modernização Reflexiva. São Paulo : Editora UNESP, 1995, p. 09 – 71.

Sintese do Filme:
O ENIGMA DE KASPAR HAUSER

O diretor Werner Herzog, criador do filme O Enigma de Kaspar Hauser, baseado em fatos reais, retrata a história de inclusão social do jovem Kaspar.
De acordo com o filme, Kaspar, é um rapaz adulto que vivia em um porão isolado de tudo e de todos. Era como um bebê adulto, cresceu sem nenhuma instrução social ou qualquer outro tipo de interação. Seu “pai” então decide introduzi-lo na sociedade da época, ensina-o à andar e escrever seu próprio nome. Feito isso ele o abandona em uma

Relacionados

  • Portugues Se Aprende Cantando
    77171 palavras | 309 páginas