Parafigmas da programação

11332 palavras 46 páginas
Sumário
Introdução 2
Algol 3
PASCAL 4
FORTRAN 5
BASIC 8
COBOL 10
PROLOG 13
PL/I 15
MUMPS 16
CLIPPER 20
JAVA 24
Assembly 28
LUA 31
Bibliografia 33

Introdução
Esse trabalho tem como objetivo trazer informações sobre o histórico, características, importância, estrutura, versões e classificação das seguintes linguagens: Algol, Pascal, Fortran, Basic, Cobol, Prolog, PL/I, Mumps, Clipper, Java e Assembly.

Algol

O Algol é uma linguagem de programação de alto nível voltada principalmente para aplicações científicas. Seu nome provém das palavras "Algorithmic Language" (Linguagem Algorítmica).
A linguagem começou a ser formulada em 1857, na Europa, por um grupo internacional de cientistas de computação que finalmente, em 1960, definiram o Algol 60 através de um documento curto, conciso e preciso, o "Revised Report on the Algorithmic Language Algol 60", que foi publicado em 1963 na revista Communications of the ACM.
A definição do Algol 60 foi um evento-chave na história das linguagens de programação. Nenhuma outra linguagem teve influência tão importante nos projetos de novas linguagens.
As duas características principais do Algol são: a clareza e a elegância da sua estrutura baseada nos blocos e o estilo de sua definição, que usa uma linguagem metalingüística para definir de forma concisa e relativamente completa a sua sintaxe.
A linguagem continuou sendo desenvolvida e enriquecida com novas construções e novos comandos que aumentaram seu potencial.
Existem outras versões do Algol, como, por exemplo, o Algol 68, o Algol W voltado para máquinas IBM e o Algol 6000/7000 da Burroughs. Em particular, a Burroughs projetou o hardware de seu computador B6700 com base na estrutura da linguagem Algol.
O Algol B6000/7000 é uma linguagem muito mais poderosa do que o Algol 60. As principais extensões que foram acrescentadas são: facilidade para o tratamento de entrada e saída (definição de arquivos e seus atributos, comandos para manipulação de

Relacionados