PARADOXO ENTRE MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO DO TRABALHADOR

411 palavras 2 páginas
PARADOXO ENTRE MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO DO TRABALHADOR

Na visão de Segurança no trabalho dois aspectos são de grande relevância na aplicação da psicologia, a saber, motivação e satisfação. Segundo o dicionário Aurélio motivação seria “um conjunto de fatores, os quais agem entre si, e determinam a conduta de um indivíduo”. Satisfação, por sua vez, segundo essa mesma fonte de referência, refere-se a “prazer”; “alegria”. Vejamos como essas duas condições emocionais se relacionam com a psicologia da segurança no trabalho.
Quando falamos de motivação nos referimos a força emocional própria que impulsiona um indivíduo a agir. Para tanto, a existência dessa força chamada “motivação” se deve, conforme já mencionado pelo Aurélio, a um conjunto de motivos ou razões que conduzem a pessoa a optar em agir de determinada maneira. Na questão de segurança no trabalho a motivação pode ser uma ferramenta útil que pode ser usada para convencer e até mesmo educar o trabalhador a colaborar com os procedimentos de segurança necessários ao desempenho de suas atribuições. Para obter êxito nessa psicologia, porém, o Técnico precisa se certificar dos motivos que levam o trabalhador a violar as normas bem como as razões que poderiam motivá-lo a cumpri-las.
A motivação pode ser um bom aliado ao induzir o colaborador a seguir as instruções, mas para que esse trabalhador também esteja livre de riscos psicológicos pertinentes ao seu trabalho ele precisa desempenha-lo com satisfação. Para alcançar tal objetivo o Técnico precisa estar a par do que agrada e do que incomoda o trabalhador naquela função, procurando sempre meios de proporcioná-lo melhor satisfação e senso de realização no seu trabalho.
Toda tarefa para ser prontamente executada é preciso haver a motivação por parte de quem a executa; mas toda tarefa, para ser bem realizada, é preciso haver mais do que meros motivos, é preciso haver satisfação da parte de quem a realiza.

FONTE:

Relacionados

  • eletricidade
    35076 palavras | 141 páginas
  • MORGAN GARET IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO
    145024 palavras | 581 páginas