Paradiguimas da administraçõa

Páginas: 8 (1788 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Questões:
Questão 1. Qual os a idéia geral da Teoria Clássica da Administração, no que tange aoplanejamento e execução do trabalho? Como é confrontada pelo texto?
Respostas
Questão 1. Segundo os estudos da Teoria Clássica verificou-se que o grande precursor da Teoria, foi o francês Henry Fayol. Foi estudado e sistematizado o resultado de experiências bem-sucedidas nas organizações, sua crençaé de que a administração é um processo de planejamento, organização, direção, coordenação e controle. São deles as bases técnicas e modernas de administração. A intenção era de “facilitar a gerência de empresas, sejam industriais, militares ou de qualquer índole. Seus princípios, suas regras e seus processos devem, pois, corresponder tanto às necessidades do exército como as da indústria”. Deforma a tornar a Administração impessoal, instituiu a hierarquia funcional, que elevava a função e a capacidade administrativa aos mais altos postos da pirâmide organizacional. As conclusões sobre a hierarquia funcional e o estudo das capacidades, evidenciam-se pela afirmação de que a capacidade central dos colaboradores dos níveis inferiores é a profissional e de execução, enquanto que a dosgrandes líderes da alta gestão é a capacidade administrativa No texto, argumentando-se contra a Teoria Clássica da Administração, analisa-se que a Primeira Guerra Mundial deixou clara a necessidade de uma estrutura organizacional formal. Administrar dezenas de milhões de soldados e reorientar economias inteiras em torno da produção para a guerra tornou indispensável a organização formal. A guerramostrou, porém, que a estrutura funcional defendida por Fayol (e Carnegie) não era a organização adequada para empreendimentos enormes. A administração altamente centralizada que propalavam simplesmente não funcionava nessa escala. O processo decisório tinha de ser redirecionado para escalões mais baixos da organização. Assim, imediatamente após a Primeira Guerra Mundial, primeiro Pierre S. du Pont(1870-1954) e depois Alfred Sloan (1875-1966) desenvolveram a descentralização. Esta não demorou a transformar-se no mantra da administração, o único caminho visto como correto. E agora, nos últimos anos, passamos a defender a equipe como a organização correta para praticamente qualquer coisa. Mas já deve ter ficado claro que a organização certa é algo que não existe. Existem apenas organizações,cada uma das quais possui pontos fortes distintos, limitações distintas e aplicações específicas. O que já ficou claro, sim, é que a organização não é um absoluto. É uma ferramenta para tornar as pessoas produtivas quando trabalham em conjunto. Como tal, uma estrutura organizacional é adequada para determinadas tarefas em determinadas condições e determinadas épocas.

Questão 2. Explique aspremissas da Teoria X e Y de McGregor. Com qual delas você concordae por quê? Justifique. Qual a análise apresentada no texto (apresente com as vossas palavras).
Resposta:

Questão 2.A contribuição de Mc Gregor, foi analisar dois tipos de equipes a serem
gerenciadas e com base nelas desenvolveu: a Teoria X e a Teoria Y. A Teoria X parte do princípio de que o homem não é afeito ao trabalho. numavisão muito próxima da Teoria Científica de Taylor, bem como, a Teoria Clássica de Fayol, o trabalho deveria ser muito bem planejado e acompanhado de perto pelos gestores, se não, não seria realizado, ou então, de forma insatisfatória. A Teoria Y, trata da moderna concepção de Administração. Fundamentase na eliminação de preconceitos e na assunção da complexidade e boa intenção natural dapersonalidade humana. Segundo Peter Drucker, no texto, McGregor dizia que a teoria Y é a única válida. Eu havia dito mais ou menos a mesma coisa um pouco antes em meu livro Prática da Administração de Empresas, lançado em 1954. A visão prevalecente continua sendo a de que as pessoas realmente precisam ser administradas, quer de uma maneira, quer de outra - mas está errada. Alguns anos mais tarde, Abraham...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administraçõa
  • Administracoa
  • Administraçõa
  • administraçõa
  • administraçoa
  • Administraçõa de pessoal
  • Teoria da administraçõa
  • Teorias em administraçõa iii

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!