PARADIGMAS

Páginas: 8 (1865 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2015
1 Introdução

Somos influenciados por grandes paradigmas explicativos que afetam nossa forma de pensar e agir na relação com a realidade. Um Paradigma reúne de forma coerente um conjunto de pressupostos teóricos que utilizamos para explicar como as coisas funcionam ou devem funcionar.
Nesse trabalho será abordado o tema paradigma e dentro desse tema será enfatizado a noção de paradigma, oparadigma mecanicista e o paradigma sistêmico segundo os textos de Boaventura e Fritjoj Capra e o filme “O Ponto de Mutação” (1990).




























2 Noção de Paradigma
Thomas Kuhn, falecido em 1996, grande físico e filosofo, foi um grande marco na revolução cientifica.
Para Kuhn, a pré-ciência é um conjunto grande de teorias tentando explicar tais fenômenos de um objeto, neste períodonão existe um sistema teórico hegemônico. Num determinado momento, a combinação de duas ou mais teorias, conquistam este espaço, e acaba se tornando dominante.
Logo após a pré-ciência, chegamos a ciência normal, na qual é definida na vigência de uma concepção teórica, neste momento, já não há discussões entre os cientistas, como havia na pré-ciência.

A ciência normal evolui de formacontinua, portanto, a comunidade cientifica, acaba enxergando o mundo da mesma forma.
Após algum tempo, notam-se que há algumas dificuldades na forma em que se ''enxerga o mundo'', assim fazendo, com que Kuhn o chame de paradigma. Sendo assim, um modelo no qual, uma comunidade de cientistas irá segui-lo, caso ocorra anomalias neste modelo, coloca-se em dúvida a validade deste paradigma.

Para Kuhn, aciência evolui por meio de paradigmas, são portanto o pressuposto da ciência. Segundo ele. “paradigmas são as realizações cientificas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornece problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência” (Kuhn, 1991, p.13)

Algum tempo depois, o campo da ciência começa a apresentar alguns problemas, onde podemos chamar decrise e revolução cientifica. Neste momento, os cientistas observam as anomalias que aquele paradigma era incapaz de resolver

Podemos dar como exemplo, teorias conhecidas, uma delas é sobre o calendário Juliano, que existia antes do gregoriano, criava uma discrepância a cada 128 anos, perdendo um ano na contabilidade, por influencia de Copérnico foi adotado, com algumas resistências, o calendárioGregoriano.

Para Kuhn uma ciência evolui por etapas que horas são de evolução normal, ora de rotura revolucionária, sendo as roturas revolucionárias que mais ajudam o pregresso desta ciência.































3 Paradigma Mecanicistas


A denominação mecanicista vem da palavra maquinas. A palavra mecanicista também se diz respeito a ênfase dada as partes de um todo. Esse pensamentomecanicista diz que para entender uma maquia é preciso separa-la em partes. No século 17 Descartes denominou o pensamento mecanicista como pensamento analítico e isso se tornou uma característica fundamental do pensamento científico modero.

A civilização ocidental passa a utilizar como explicação e abordagem de pensamentos o mecanicismo que foi consagrado pro Issac Newton. Como foi dito pormuitos filósofos, precisamos conhecer algo antes de transforma-lo e por isso precisamos entender a origem e os fundamentos do paradigma mecanicista para que possamos lidar com desafios encontrados na sociedade global.

No filme ‘O Ponto de Mutação’ (1990) o autor divide a ciência modera em dois paradigmas, o paradigma mecanicista e o sistêmico. No paradigma mecanicista é agrupado dos os paradigmas quesão realizados a partir da visão de mundo de Descartes. O pensamento de Descartes diz que “o mundo natural é uma maquina carente de espiritualidade e, portanto, deve ser dominada pela inteligência humana e ser colocada a seu serviço”.

O filme o ponto de mutação que foi feito a partir do livro o ponto de mutação de Fritjof Capra diz respeito ais conceitos do modelo cartesiano, mais conhecido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paradigmas
  • Paradigmas
  • paradigma
  • Paradigmas
  • Paradigmas
  • paradigma
  • paradigma
  • paradigmas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!