Paradigma na Zootecnia

Páginas: 3 (509 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Paradigma é um termo que significa modelo, padrão.A palavra paradigma nos lembra preconceito ou um conceito previamente estabelecido. Quebrar paradigmas e quebrar preconceitos é uma das basesfundamentais para a evolução do homem e da sociedade. Imagine só se nosso ancestral que há 1.000.000 de anos atrás só comia carne crua tivesse medo ou preconceito de começar a comer carne cozida após umsuposto raio ter incendiado um animal? O que seria de nós hoje? Isso significa que um simples ato pode mudar toda uma espécie ou uma civilização.
O paradigma é como uma montanha bem alta que impedenossa visão para além de suas colunas de pedras. Quando chegamos ao cume da montanha um novo mundo se abre aos nossos olhos. Tem pessoas que se conformam em olhar para a montanha, outras preferem veralém de seu cume.
Um bom exemplo de paradigma dentro do ramo da Zootecnia seria, como o bem-estar animal tem sido preocupação crescente entre pesquisadores, produtores e consumidores de todo omundo que passaram a exigir com maior intensidade uma conduta humanitária no tratamento dos animais, no que diz respeito à produção, transporte e abate .
Os fazendeiros com pensamento mais antiquadoseguem um padrão e praticam o manejo do gado de corte de um modo em que se corre riscos, como o mal alojamento destes animas acaba agravando o estresse do rebanho, uma vez que muitos animais pulam eacabam pisoteando os outros e com isto há aumento do risco de contusões nos animais, de danos às instalações do curral e de acidentes de trabalho.
Além destes riscos, há perdas econômicasprovenientes de descarte de carnes, devido à ocorrência de reações ou abscessos, muitas vezes decorrentes do manejo inadequado.Tambem hematomas na carne e no couro dificultando a comercialização.
Mas a mudançadesse pensamento e o contratamento de um profissional especializado muda totalmente o andamento da fazenda.A ineficiência do manejo pode promover altas perdas, não podendo ser ignoradas, o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zootecnia
  • zootecnia
  • Zootecnia
  • Zootecnia
  • Zootecnia
  • Zootecnia
  • zootecnia
  • zootecnia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!