Paradigma de programação

Páginas: 12 (2816 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
SEMINÁRIO I

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para a disciplina Seminário I.

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2 DESENVOLVIMENTO 2.1PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO 2.1.1 PARADIGMA IMPERATIVO 2.1.2 PARADIGMA ORIENTADO A OBJETOS 2.1.3 PARADIGMA ESTRUTURADO 2.1.4 PARADIGMA FUNCIONAL 2.1.5 PARADIGMA LÓGICO 2.2 GESTÃO DOCUMENTAL 2.3 TECNOLOGIA EEVOLUÇÃO 2.3.1 A ERA DO PROCESSAMENTO DE DADOS 2.3.2 A ERA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 2.3.3 A ERA DA INOVAÇÃO E VANTAGEM COMPETITIVA 2.3.4 A ERA DA INTEGRAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO NEGÓCIO 2.3.5 PRINCIPAIS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA VIDA CONTEMPORÂNIA 3 CONCLUSÃO 4 REFERÊNCIAS

1

INTRODUÇÃO

2

2 DESENVOLVIMENTO

2.1PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO

Um paradigma de programação define-se como sendo amelhor maneira que um programador possivelmente solucionará um determinado problema ou entendê-lo. Em outras palavras seria um estilo ou uma representação de um modelo a ser seguido. Podemos classificá-lo em: Imperativo, Lógico Orientado a Objetos, Funcional, Estruturado e Lógico.

2.1.1PARADIGMA IMPERATIVO

O paradigma Imperativo é baseado na arquitetura de Von Neumann*; John von Neumann Foium matemático húngaro, nascido em 28 de dezembro de 1903 em Budapeste e morreu em 08 de fevereiro de 1957 em Washington aos 53 anos cometidos por um cancro ósseo ou pancreático possivelmente contraído devido a exposição à radioatividade enquanto observava os testes da bomba atômica no Oceano Pacífico ou num trabalho realizado posteriormente em Los Alamo sobre armas nucleares. Foi professor naUniversidade de Princeton e um dos construtores do ENIAC.

* É uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas. Paradigma Imperativo são programas centrados no conceito de um estado (modelado por variáveis) e ações (comandos) que manipulam o estado eneles encontram-se procedimentos que são utilizados como mecanismo de estruturação. Esses paradigma pode ser denominado de procedural por incluir sub-rotinas ou procedimentos para estruturação.

3

PARADIGMA IMPERATIVO VANTAGENS eficiência, modelagem DESVANTAGENS LINGUAGENS relacionamento ADA, ALGOL,

indireto entre os e/s ASSEMBLER, em BASIC, COBOL, C,

natural e flexível resultando por setratar de difícil um

paradigma elegibilidade, erros FORTRAN, e durante manutenção focalizado PASCAL, e PYTHON, LUA no

dominante pioneiro

"como" e não "o quê" Quadro 1

Gráfico1

2.1.2 PARADIGMA ORIENTADO A OBJETOS Baseado na composição e interação de várias unidades de software (objeto), seu funcionamento se dá através do relacionamento e troca de mensagens. Cada objeto necessita deuma identificação única, independente do conteúdo e uniforme para criação de vários objetos. Esses objetos são agrupados em classes com mesma estrutura e comportamento (métodos) e os estados (atributos) entre eles são definidas as formas de relacionamento com outros objetos. Classes diferentes comportando-se de forma diferente chamamos de polimorfismo.

4

PARADIGMA ORIENTADOS A OBJETOSVANTAGENS adota estilos imperativos; podem todos DESVANTAGENS LINGUAGENS os não usada e pela SMALLTALK, não PHYTHON, RUBY, ao OBJECT PASCAL, C#, C++,

maioria

compreendida;

diminuir assemelha-se a paradigma

radicalmente repetição

de imperativo, porém, OBERON, ADA, pela EIFFEL, de SIMULA, . NET

códigos em um amenizada programa capacidade agrupar caracteríticas pela facilidade deestruturação as de

várias classes em uma genérica;

classes estimulam objetos centrados em dados:

modularidade, reusabilidade extensibilidade; aceitação comercial crescente Quadro 2 e

5

Gráfico 2

2.1.3 PARADIGMA ESTRUTURADO O princípio básico deste paradigma é que os programas podem ser reduzidos (composto) em uma sequência de códigos que se interligam por meio de três estruturas:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paradigmas de programação
  • Paradigmas de Programação
  • Paradigmas da Programacao
  • PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO
  • Paradigmas de programação
  • Paradigmas da Programação
  • Paradigma de Programacao
  • Paradigma de programação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!